Operação mira grupo que fingia trabalhar na CPFL para ameaçar e roubar idosos em SP

Polícia Civil prendeu suspeito de atuar diretamente nos crimes, principalmente em Ribeirão Preto (SP). Empresa de energia alerta e dá orientações aos clientes; veja dicas. A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (27) uma operação contra um grupo criminoso que roubava idosos em diversas cidades do estado de São Paulo. Segundo a investigação, eles fingiam ser funcionários da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para cometer os crimes.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A operação resultou na prisão de um suspeito de atuar diretamente nos roubos, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão na capital paulista e na Grande São Paulo.
Apesar dos locais das ações judiciais, o criminoso preso nesta terça atuou com frequência no interior do estado, como em Ribeirão Preto (SP), de acordo com o delegado Targino Osório.
“Basicamente, é ele quem aborda idosos, se passando por funcionário da CPFL, ingressa na residência, dizendo que o relógio está com problema e precisa vistoriar. Ali, ele aborda pessoas idosas. Aqui em Ribeirão, já foi investigado por um crime de 2019, um furto. Em dezembro do ano passado, ele esteve aqui novamente e praticou dois delitos”, disse.
Osório destacou que, nos crimes de dezembro, o suspeito estava armado e roubou quantias em dinheiro e cartões bancários das vítimas.
O que diz a CPFL?
Ao, g1, a CPFL disse que orienta os clientes sobre situações suspeitas, informa-os sobre os procedimentos e a rotina da concessionária, e alerta que os funcionários da companhia sempre estão com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com a ordem de serviço para a execução da atividade.
Ainda de acordo com a empresa, caso o cliente permaneça com dúvidas ou desconfie da abordagem, ele pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento.
“Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a orientação é para que o cliente não permita a execução do serviço e não assine ou entregue qualquer documento. A CPFL Paulista ressalta ainda que não realiza qualquer tipo de cobrança nas residências por supostos serviços e ajustes nas instalações elétricas”, destaca a nota.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.