Lander japonês SLIM “acorda” e tira fotos novas da Lua

Lander japonês SLIM “acorda” e tira fotos novas da LuaDanielle Cassita

Parece que o lander SLIM, do Japão, despertou na Lua. Segundo informações da agência espacial japonesa JAXA publicadas nesta segunda-feira (26), a espaçonave respondeu a um comando da Terra após hibernar por quase um mês.

“Na noite passada, um comando foi enviado ao #SLIM e uma resposta foi recebida, confirmando que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve suas capacidades de comunicação”, escreveram membros da JAXA.

Aliás, o SLIM não apenas acordou como também continua coletando dados científicos. Em outras publicações, a JAXA divulgou fotos tiradas pelo lander, que mostram uma região da Lua que, segundo eles, “não estava visível da última vez”.

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

SLIM越夜後運用にて、航法カメラでの撮像を実施しました! pic.twitter.com/MhXQXdBAaG

— 小型月着陸実証機SLIM (@SLIM_JAXA) February 26, 2024

Ainda de acordo com os oficiais, a temperatura na superfície lunar no momento é de 100ºC, e mesmo assim os componentes eletrônicos do SLIM continuam funcionando. “Preparações estão sendo feitas para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos estiverem suficientemente esfriadas”, acrescentaram.

Communication with #SLIM was terminated after a short time, as it was still lunar midday and the temperature of the communication equipment was very high. Preparations are being made to resume operations when instrument temperatures have sufficiently cooled. #GoodAfterMoon #JAXA

— 小型月着陸実証機SLIM (@SLIM_JAXA) February 26, 2024

O SLIM pousou na Lua em 29 de janeiro e operou até 1º de fevereiro, tirando fotos de rocha e analisando minerais. A noite lunar chegou no dia 15, e como os painéis solares do lander não receberam luz suficiente, ele acabou hibernando. A retomada das suas operações mostram que o SLIM resistiu ao frio da noite lunar, de -130 ºC.

Enquanto isso, parece que outra espaçonave na Lua não teve a mesma sorte. O lander Odysseus, da norte-americana Intuitive Machines, pousou na Lua na quinta-feira (22), mas deve encerrar suas atividades nesta terça (27) por não receber a luz necessária em seus painéis solares.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.