Do ronronar aos insetos de presente: saiba como gatos demonstram carinho aos tutores


Médica veterinária esclarece mito de que felinos se apegam apenas à casa onde moram, e não aos humanos. ‘Casa Pet’: especialista explica como gatos demonstram carinho com tutores
🐈 É comum ouvir histórias sobre presentes inusitados deixados pelos gatos aos tutores, que podem incluir insetos e até pequenos animais “distribuídos” pela casa. Apesar de causar estranheza, a atitude é apenas uma das muitas formas pelas quais os felinos demonstram carinho e amor.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Como qualquer animal, cada gato possui personalidade própria, mas a veterinária Elisa Dini explica que há uma interpretação errônea em relação à troca de carinho entre um gato e um humano. Segundo ela, não é verdade que os felinos se apegam apenas à casa onde moram, e não aos humanos.
“Ele é um animal semi-domesticado, ele não aceita ser dominado 100%. Não quer dizer que ele não tenha afeto, não tenha amor aos tutores dele, ele só mostra de outra forma. A gente só precisa aprender a ler como ele manifesta o amor dele e respeitar”, afirma.
😻 Veja, abaixo, algumas maneiras como gatos podem demonstrar carinho:
Lamber;
Ficar sempre junto;
Procurar colo;
Dar mordidinhas de brincadeira;
Andar entre as pernas;
Ronronar, algo exclusivo que espécie felina faz com as cordas vocais;
Trazer presentes (folhas, insetos, bichos e objetos);
Na hora de dormir, pode dormir junto ou no mesmo espaço, talvez não encostado, mas vai querer estar perto do tutor.
Outro estímulo que demonstra relaxamento é conhecido por “amassar pãozinho”, que acontece com o gato desde o nascimento, quando está mamando. “Parece que eles entram em transe”, diz a médica veterinária.
“Tem o comportamento do rabo que também é legal para a gente ler. Ele está sempre na vertical com a pontinha encurvada, balançando bem devagarzinho. Isso quer dizer que ele está gostando de curtir o momento”.
O quadro já mostrou como identificar alguns sinais que os gatos dão para mostrar que estão com algum desconforto e podem ajudar a prevenir mordidas e arranhões.
Gatos demonstram amor à sua maneira
Reprodução/EPTV
😺🐱😾 Godofredo, Marinalva e Elizabete
Os gatos Godofredo, Marinalva e Elizabete moram juntos, mas cada um apresenta uma personalidade completamente diferente, conforme explica o tutor, Bárbara Camilotti.
“Quanto mais você convive, mais você aprende a entender o que ele tá te dizendo, mais você vai reconhecer o que é o carinho para ele, como ele vai demonstrar, e ele também vai sentir mais confiança para que você possa demonstrar seu carinho para ele também”, diz o jornalista.
Enquanto Godofredo é amigável com qualquer pessoa que entra na casa, Marinalva pode reagir de forma arisca com outras pessoas. Bárbara comenta que só ele pode abraçar a gata que, quando quer carinho, dá “cabeçadinhas” no braço.
O meio-termo é Elizabete, que é sociável, mas precisa de um tempo de adaptação para se acostumar com a pessoa estranha que aparece em casa. “Se ela quer, ela quer, se ela não quer, ela vai simplesmente virar as costas, te ignorar e você que lide com isso”, comenta.
VÍDEOS: assista às reportagens do quadro ‘Casa Pet’
VÍDEOS: assista às reportagens do quadro ‘Casa Pet’| em G1 / SP / Campinas e Região / Casa Pet
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.