Israel ataca Síria e mata sete pessoas, diz governo de Bashar al-Assad

Um ataque de Israel contra um prédio residencial matou sete pessoas na Síria, nesta terça-feira (8/10). A informação foi divulgada pela mídia estatal do país liderado por Bashar al-Assad. 

De acordo com a agência Sana, forças israelenses dispararam três mísseis das Colinas de Golã, território sírio reconhecido por boa parte da comunidade internacional, mas sob a ocupação de Israel desde 1967. Os projéteis atingiram a capital do país, Damasco.

“Por volta das 20h15 de terça-feira, o inimigo israelense lançou uma agressão aérea com 3 mísseis na direção do Golã sírio ocupado, visando um edifício residencial no bairro densamente povoado de Mezzah, em Damasco, ceifando a vida de 7 civis, entre eles mulheres e crianças, ferindo outros 11 no número inicial e causando enormes danos materiais a propriedades”, disse um oficial sírio à agência estatal.

Apesar de não estar envolvido diretamente no conflito, a Síria é uma forte aliada do Irã na região. Por isso, desde o início da guerra na Faixa de Gaza, o governo sírio acusa a administração Benjamin Netanyahu de realizar alguns bombardeios contra o país.

Em dezembro de 2023, um ataque de Israel na Síria matou o general Seyed Razi Mousavi, da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC), considerado um dos homens mais importantes do Irã no país comandado por al-Assad. 

Já em abril deste ano, a embaixada iraniana em Damasco foi alvo de um ataque aéreo, atribuído a Israel. Um general da IRGC morreu na ocasião.

Uma das últimas ofensivas de Israel contra o território sírio aconteceu no fim de setembro, quando bombardeios em Damasco resultaram nas mortes de três civis, incluindo uma jornalista. 

Até o momento, as Forças de Defesa de Israel (FDI) ainda não reivindicaram o ataque desta terça-feira (8/10).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.