VÍDEO: Imagens assustadoras mostram deslizamento no Amazonas e criança segue desaparecida

Nove pessoas foram resgatadas após um grande deslizamento no Amazonas. A erosão levou abaixo o Porto da Terra Preta, em Manacapuru, na última segunda-feira (7). Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), uma criança segue desaparecida.

Deslizamento no Amazonas destruiu o Porto da Terra Preta

Deslizamento no Amazonas ocorreu no Porto da Terra Preta, em Manacapuru – Foto: Mauro Neto/Secom

Nesta terça-feira (8), o governo federal enviou uma equipe do Gade (Grupo de Apoio a Desastres), da Defesa Civil Nacional, para auxiliar a população. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) relatou que as equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros estão utilizando mergulhadores especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.

Deslizamento no Amazonas foi causado por “terras caídas”

Em nota, o Dnit afirmou que o deslizamento no Amazonas foi causado por um fenômeno sazonal conhecido como “terras caídas”. Segundo o departamento de infraestrutura, é comum nesse período do ano na região.

O termo descreve o processo conhecido como erosão fluvial, que causa deslizamentos, desmoronamentos e desabamento de encostas. O Corpo de Bombeiros segue mapeando a área em busca de possíveis vítimas.

Fenômeno 'terras caídas' é comum nesse período do ano, diz Dnit

Dnit afirma que fenômeno ‘terras caídas’, comum nesse período do ano, pode ter causado o deslizamento – Foto: Reprodução/ND

O Governo do Amazonas enviou nota informando que uma equipe está se deslocando para o município para reforçar as buscas. O governo afirma também que as estruturas das unidades de saúde na Capital estão prontas para receber possíveis feridos.

Veja imagens impressionantes do deslizamento

Uma imensa cratera se abriu onde ficava o Porto da Terra Preta, em Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus.


Em imagens assustadoras, uma cratera aparece no lugar onde antes era o porto da região – Vídeo: Redes sociais/Reprodução/ND

Às margens do Rio Solimões, o porto estava em obras, mas continuava operando como um ponto estratégico para o transporte de passageiros e mercadorias. Segundo a Agência Brasil, o local abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa), e é um importante elo de conexão entre Manacapuru e outras áreas da região.

Porto ficava às margens do Rio Solimões – Vídeo: Redes sociais/Reprodução/ND

O deslizamento de terra deixou área portuária destruída. Cerca de nove pessoas foram resgatadas até o momento. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança desaparecida estava em uma estrutura flutuante com o pai e outros três irmãos no momento do desabamento.

Porto ficou totalmente destruído – Vídeo: Redes sociais/Reprodução/ND

Confira o momento em que o Porto da Terra Preta vai abaixo no Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.