Saiba mais sobre a lesão de Ter Stegen que fez o Barcelona tirar Szczęsny da aposentadoria

Ter Stegen deixou o campo sentindo muitas doresJose Jordan/AFP

Há alguns dias, o Barcelona anunciou a contratação surpreendente de Wojciech Szczęsny, goleiro polonês de 34 anos. O atleta, que defendeu a Juventus nos últimos anos, estava sem clube após anunciar a sua aposentadoria no final da temporada passada. O jogador foi chamado às pressas pela equipe catalã por conta de uma lesão que deixará Ter Stegen, até então titular absoluto, fora dos gramados por vários meses.

No dia 22 de setembro, durante a goleada do Barcelona sobre o Villarreal por 5 a 1, Ter Stegen sofreu uma grave lesão no joelho direito. Os exames confirmaram uma ruptura completa do tendão patelar, o que exigiu uma cirurgia imediata. Com isso, a previsão é que o arqueiro fique afastado dos gramados até a temporada 2025/26.

Tiago Esteves, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE Brasil – Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física, comenta sobre a gravidade da lesão de Ter Stegen. “A ruptura do tendão é basicamente classificada de duas formas: incompleta e completa. No caso específico do goleiro do Barcelona, ela foi uma lesão completa, onde praticamente você tem uma desinserção desse tendão do osso. Então, nesse caso específico, o procedimento, por ser uma ruptura completa, é cirúrgico. Essa lesão é rara, mas pode acontecer principalmente em atletas de alto rendimento”, afirma o profissional.

A decisão de trazer Szczęsny de volta foi recebida com surpresa e entusiasmo pelos torcedores. O goleiro polonês, que disputou as duas últimas copas do mundo, é companheiro de Lewandowski em sua seleção. Essa proximidade com o camisa 9 do Barcelona foi fundamental para convencer o atleta a retornar aos gramados. O arqueiro assinou com o clube catalão até o fim da temporada 2024/25.

“O tempo de tratamento varia entre 7 e 8 meses, é o período em que a literatura geralmente coloca como sendo o prazo para retorno ao esporte, caso o atleta não tenha nenhuma complicação e o protocolo seja seguido à risca. Isso pode, dependendo do tratamento, ser um pouquinho diferente, ou seja, encurtado ou até prolongado”, explica Tiago Esteves.

Após passagens por Arsenal e Roma, Szczesny passou os últimos sete anos de sua carreira na Juventus. Durante sua trajetória na Velha Senhora, disputou 252 jogos e conquistou oito títulos, incluindo três Campeonatos Italianos, três Copas da Itália e duas Supercopas da Itália. Com a seleção polonesa, o goleiro participou de 84 partidas, competindo em duas Copas do Mundo (2018 e 2022) e quatro Eurocopas (2012, 2016, 2020 e 2024).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.