Bombinhas (SC): praias de sobra e um pouco de agito

Bombinhas (SC): praias de sobra e um pouco de agitoMaurício Brum

Bombinhas se espalha ao longo de uma península onde enfileiram-se algumas das mais bonitas paisagens litorâneas de Santa Catarina. Embora tenha uma extensão territorial de apenas 34 km², o município abriga uma das maiores concentrações de praias do Estado, com um total de 39 espalhadas ao longo de sua costa recortada.

Localizada a 35 km de Balneário Camboriú, a 74 km de Florianópolis e a 48 km de Navegantes, onde está o aeroporto mais próximo, a cidade também pode ser acessada pela BR-101 e em seguida pela SC-412, que passa por Porto Belo e continua até o destino. Bombinhas fica especialmente engarrafada de janeiro até o Carnaval, então se puder ir depois dos festejos é melhor, ainda mais porque o tempo costuma ser bom até maio. Para quem não tem carro, o aeroporto de Florianópolis conta com empresas de transporte que oferecem viagens diretas para a cidade.

Bombinhas
Bombinhas aparentando ser low-profileRenato Soares/MTur/Divulgação

As praias de Bombas e Bombinhas, no centro da península, são as mais populares, atraindo visitantes o ano todo. Bombas é conhecida pelas boas ondas, enquanto Bombinhas, com seu mar sereno, tem a orla tomada de lojas e restaurantes. Naquele núcleo urbano já surgem duas preciosidades logo na sequência: a praia da Lagoinha e a vizinha Sepultura, que são perfeitas para mergulho com snorkel.

A Praia do Retiro dos Padres, também conhecida como dos Ingleses, é um refúgio menos frequentado, mesmo na alta temporada, e ali tem um camping muito tradicional. Quatro Ilhas é famosa pelas boas condições para o surfe, mas não é recomendada para crianças – o cenário é lindíssimo! À direita fica Mariscal, com seus quatro quilômetros de extensão, oferece áreas tranquilas mais à direita e outros pontos de mar agitado atraindo surfistas.

Continua após a publicidade
Praia de Zimbros, uma das mais extensas de Bombinhas e perfeita para caminhadas
Praia de Zimbros, uma das mais extensas de Bombinhas e perfeita para caminhadasBruno Possani/Unsplash

Mais afastada, a Tainha é um encanto. Pequena (menos de 100 metros), de tombo e cercada por costões, fica escondida entre morros. Ela é vizinha da tranquilíssima Porto da Vó, na ponta da península e ainda pouco conhecida.

Morrinhos é ideal para quem gosta de longas caminhadas, com sua extensa faixa de areia, enquanto Zimbros, ao lado, atrai famílias e visitantes com suas águas tranquilas.

Quem busca aventura pode seguir até a Praia Vermelha, que, com seus 600 metros e mar agitado, é acessada por uma trilha de 30 minutos. No caminho, há ainda a Praia Triste, deserta e com uma cachoeira escondida no canto esquerdo.

Continua após a publicidade

+ Leia aqui um guia completo sobre Bombinhas

Mais atrativos

Bombinhas oferece uma variedade de pontos de encontro animados para aproveitar o verão. O Bora Bora Beach Club, à beira-mar na praia da Conceição, é famoso por suas festas com DJs internacionais que garantem entretenimento dia e noite na temporada.

Para quem prefere um ambiente cercado pela natureza, o Mentawai Bar, em Mariscal, é uma ótima opção. O espaço conta com dois palcos — um ao ar livre e outro interno — e três bares que servem um amplo menu de drinques. Se o objetivo é socializar bastante, o Summer Beer reúne o fervo no centrinho. À noite, é comum ver pessoas caminhando pelas áreas próximas ao shopping e ao longo do calçadão da praia de Bombas, que conta com uma ciclovia. Hospedagens e dicas de restaurantes você encontra neste link.

Continua após a publicidade

Outras opções de lazer fora das praias são os passeios ecológicos da cidade, como o Morro do Macaco e o Mirante 360º.

Passeios por Bombinhas também podem incluir o Instituto Boi Mamão, que promove eventos e exposições para preservar a cultura local e o meio ambiente, focando na pesca artesanal, maricultura e tradições caiçaras. Já o Museu Comunitário Engenho do Sertão é outro ponto de interesse, com exposições que abordam a vida no campo, técnicas agrícolas tradicionais e o cotidiano dos moradores.

Bombinhas
Morro do Macaco e vista para Canto GrandeRenato Soares/MTur/Divulgação

Taxa obrigatória

Desde 2014, é cobrada uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA) na entrada do município durante a alta temporada, de novembro a abril. Os valores atualizados estão disponíveis no portal da prefeitura.

Veja um guia de Bombinhas

Reserve hospedagem em Bombinhas

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

 

 

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.