O último ato de seu Olavo: doador de sangue há 40 anos recebe homenagem de hemocentro ao completar idade limite para doar


Duas filhas e um neto do aposentado se cadastraram para manter a tradição de Olavo Renato dos Santos, que completou 70 anos. Ele ainda recebeu uma festa surpresa e um certificado do hemocentro. Surpresa para doador de sangue no dia do aniversário
Por mais de 40 anos, Olavo Renato dos Santos compareceu religiosamento ao Hemocentro de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, para doar sangue. Uma tradição que certamente ajudou muitas vidas e acabou de maneira emocionante: seu Olavo recebeu uma homenagem dos funcionários do hemocentro ao completar 70 anos, idade limite para realizar doações.
De surpresa, funcionários e familiares de Olavo se reuniram no hemocentro e promoveram uma festa de aniversário para o aposentado. Além disso, a instituição recebeu o cadastro de três novos doadores: duas filhas e um neto do doador de quatro décadas.
“Estou deixando de ser sexagenário e passando para septuagenário. Para mim, é uma realizadação ver essa gurizada toda aí, acho que é um senhor presente. Não preciso de mais nada”, emocionou-se Olavo.
Seu Olavo emocionou-se com as homenagens de familiares e funcionários do hemocentro de Santa Maria
Reprodução/RBS TV
🩸 O Hemocentro de Santa Maria abastece 15 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Central do RS. Um sistema de cadastro da unidade tem ajudado a manter o estoque de doações de sangue, porque a equipe de atendimento entra em contato com possíveis doadores.
“Temos esse cadastro com 600 fidelizados, que nos ajudam e nos mantêm, mas sem dúvida nosso alvo mensal seria de pelo menos 1 mil, 1,1 mil, 1,2 mil doadores. Temos demanda para isso”, avalia a médica hematologista Raquel Salles.
Além de idade entre 16 e 70 anos, para doar é preciso cumprir requisitos como pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas. Para doadores sexagenários, também é necessário que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos.
Novos doadores
Duas filhas e um neto de seu Olavo fizeram cadastro para continuar a tradição dele, de doar sangue há anos
Reprodução/RBS TV
Além da festa de aniversário surpresa, seu Olavo viu familiares seguirem sua tradição. Duas filhas e um neto fizeram seu cadastro e já doaram sangue no hemocentro.
“Estou muito emocionada, achei que não ia conseguir doar. A ideia foi do meu filho, que fez esse convite dizendo que o vô merecia essa homenagem, como doador que foi a vida inteira. A gente não podia deixar de atender o apelo dele. É um presente para toda a comunidade”, diz uma das filhas, Milena.
Otávio explica a motivação da homenagem: “Ele falava ‘não quero presente, não quero nada’. Daí eu pensei que ele não vai mais poder fazer doação, então eu vou continuar essa tradição”, diz.
Ao fim, um emocionado Olavo ainda ganhou um certificado pelos mais de 40 anos de doação de sangue.
Seu Olavo foi homenageado por funcionários do hemocentro de Santa Maria após 40 anos doando sangue
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.