O Sauvignon Blanc é um tesouro do Chile: veja 5 rótulos imperdíveis


Uva aromática com sotaque francês encontrou nos vales chilenos um terroir excepcional. Conhecido mundialmente por seus excelentes Carménère, que por fama superam até os franceses, o Chile possui outro tesouro enológico: estamos falando de seus vinhos brancos, em especial os Sauvignons Blanc, outra uva francesa que encontrou nos vales andinos um terroir excepcional.
Cultivada principalmente em Bordeaux e no Vale do Loire, na França, a Sauvignon Blanc chegou ao Chile no século XIX onde se destaca por elaborar rótulos de grande frescor, acidez marcante e elegantes aromas frutados. É cultivada sobretudo nos Vales de Casablanca e San Antonio, na região do Aconcágua, onde a proximidade do Oceano Pacífico oferece condições climáticas favoráveis.
Nessas regiões, o clima é frio e influenciado pelas brisas marítimas. As neblinas matinais desaparecem a partir do meio-dia, contribuindo para uma excursão térmica que é perfeita para o lento amadurecimento das uvas e a preservação de acidez e mineralidade, que irão trazer frescor ao vinho.
O Sauvignon Blanc do Chile é um branco fresco, com mineralidade marcante, e aromas elegantes de frutas cítricas, maçã verde, pera ou frutos tropicais como maracujá. São perfeitos para acompanhar peixes e frutos do mar, como ceviche e sushi, além de saladas, molhos cítricos e queijos moles.
Que tal conhecer essa expressão autêntica do terroir chileno? Veja cinco rótulos de diferentes vinícolas que não podem faltar na sua adega!
Caliterra Reserva Sauvignon Blanc
Assinado pela Caliterra, renomada vinícola do Vale de Colchagua, esse branco apresenta aromas cítricos e florais, como toranja, limão e flor de laranjeira, com toques minerais e de frutas tropicais como mango e maracujá. Em boca, é refrescante, equilibrado e tem sabor cítrico.
É perfeito com ceviche de peixe e camarões, queijos moles, saladas e antepastos.

Divulgação
Caliterra Tributo Gran Reserva Sauvignon Blanc
Vinho que recebeu 92 pontos pelo Guia Descorchados com aromas florais e frutados de toranja, manga, flor de laranjeira e notas minerais e salinas. Em boca, é equilibrado, refrescante e saboroso, com notas minerais e longo final.
Acompanha lindamente saladas, comida japonesa, antepastos e queijos moles.

Divulgação
Carolina Reserva Sauvignon Blanc
A centenária vinícola Santa Carolina elabora esse rótulo que se destaca pelos aromas cítricos, de flores secas e tropicais. Em boca, é equilibrado, com acidez delicada e final saboroso. Combina com ceviche e outros pratos à base de peixes.

Divulgação
Santa Carolina Estelar 57 Sauvignon Blanc
Apresenta aromas de frutas cítricas, como limas e laranjas, e frutas doces, como pêssegos e abacaxis. Em boca, apresenta corpo médio e acidez fresca.
Um vinho perfeito para beber sozinho como aperitivo, com peixes crus, como sashimi ou ceviche, ou uma salada de frango.

Divulgação
Tabali Pedregoso Sauvignon Blanc Gran Reserva
A vinícola familiar Tabali, localizada no Vale do Limarí, produz esse branco cuja safra 2023 recebeu 93 pontos Descorchados com aromas cítricos de maracujá e toques de grama cortada. Em boca, é fresco, com sabores minerais e de toranja.
É perfeito com peixes e frutos do mar.

Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.