Anielle demite secretário do ministério por telefone

A ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, demitiu um secretário da pasta na segunda-feira (7/10) por telefone.

O demitido foi o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial Ministério da Igualdade Racial, Yuri Silva.

A exoneração de Yuri já foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/10). Um substituto ainda não foi nomeado.

A coluna apurou que a demissão ocorreu por meio de uma chamada de vídeo, porque Yuri está fora de Brasília devido à morte da avó. A ligação durou 20 minutos.

4 imagens

Yuri Silva foi exonerado nesta terça-feira

Ministra Anielle Franco alegou precisar do cargo por questões políticas
Demissão aconteceu por chamada de vídeo
1 de 4

Anielle Franco demite secretário por chamada de vídeo

Agência Brasil

2 de 4

Yuri Silva foi exonerado nesta terça-feira

3 de 4

Ministra Anielle Franco alegou precisar do cargo por questões políticas

Hugo Barreto/Metrópoles

4 de 4

Demissão aconteceu por chamada de vídeo

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Segundo auxiliares de Anielle Franco, a ministra pediu o cargo do secretário alegando que precisaria fazer “substituições políticas” na pasta.

Yuri assumiu a secretaria no ministério em maio de 2024. Antes, ele atuou como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo da pasta.

Ligação com Silvio Almeida

A coluna apurou ainda que Anielle ficou irritada ao saber de uma possível ligação entre Yuri e o advogado Walfrido Warde.

Walfrido é próximo do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, a quem Anielle acusa de tê-la importunado sexualmente.

Yuri já trabalhou com Walfrido como coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree).

A coluna questiojou a assessoria de Anielle sobre a demissão de Yuri, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.