‘Este café não nasceu aqui’: projeto em MG cria plaquinhas para explicar aos consumidores caminho dos alimentos até o supermercado


Projeto Saracura, idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, visa ensinar aos clientes a origem e o processo de produção de certos alimentos e valorizar o trabalho do produtor rural. Placas em prateleiras de supermercado em Uberaba mostram qual a origem dos produtos
Leva apenas alguns segundos para uma pessoa pegar uma embalagem de café de uma prateleira no mercado. No entanto, mais de 1100 dias se passaram desde o plantio do cafeeiro até o momento em que o pó, já processado, chega à mesa do consumidor. É o que explica uma das plaquinhas colocadas em um supermercado em Uberaba.
A iniciativa é chamada de Projeto Saracura e foi idealizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. O propósito é informar às pessoas que o alimento vem do trabalho dos produtores rurais e não nasceu na prateleira de um supermercado, por meio de placas informativas que explicam a origem de cada alimento.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nas gôndolas do Supermercado LS Guarato, primeiro estabelecimento a participar da ação, as placas contam com um QR Code que direciona as pessoas a mais informações sobre a mercadoria.
“Essa parceria mostra para o consumidor final a importância da atividade rural para o país”, disse o representante do Supermercado LS Guarato, Cristiano Luís dos Santos.
Plaquinhas projeto Saracura Uberaba
TV Integração/Reprodução
Até agora, 16 produtos diferentes já foram incluídos na iniciativa, incluindo farinha, macarrão, pão, carne suína, café e leite. O nome da iniciativa, Projeto Saracura, remete à ave saracura que possui um canto alto e característico, segundo o presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata.
“Nosso objetivo é trazer a valorização do produtor e mostrar para a população que o produto na sua mesa é fruto do suor do homem do campo”, afirma o presidente.
Ainda segundo Marco Túlio, a proposta é que a iniciativa chegue a todas as lojas de varejo de Uberaba.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Veja algumas ‘plaquinhas’ e conheça a origem de alimentos
Carne: “Essa carne não nasceu aqui! Foram necessários mais de 750 dias desde o início da criação do bezerro até o momento que você encontrou a carne na gôndola ou açougue.”
Leite: “Este leite não nasceu aqui! Foram necessários mais de 1095 dias desde o início da criação da vaca e todo o processo produtivo até o momento que você o encontrou na gôndola.”
Arroz: “Este arroz não nasceu aqui! Foram necessários mais de 110 dias desde o plantio até esse momento que você o encontrou na gôndola.”
LEIA TAMBÉM:
UBERABA: Concurso público oferece 475 vagas para a Prefeitura de Uberaba, com salários que chegam a R$ 17 mil
CHATGPT: Robô da criadora do ChatGPT que gera vídeos com IA a partir de textos comete gafes
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
📺 Zulmar Antônio foi personagem de um dos episódios do programa Tô Indo, da
Adicionar aos favoritos o Link permanente.