Governador decreta situação de emergência em nove municípios de Roraima devido à estiagem


Os municípios são Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã. Roraima enfrenta o período seco, que tem sido agravado pelo fenômeno El Niño. Incêndios atingem aréas de florestas, em Amajari, Norte de Roraima
Samantha Rufino/g1 RR
O governador de Roraima Antonio Denarium (PP) decretou, neste sábado (24), situação de emergência em nove municípios de Roraima devido aos efeitos da estiagem na região. Os municípios são Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.
Roraima enfrenta o período seco desde outubro do ano passado, que deve se estender até abril. Atualmente, o estado lidera o número de focos de calor em 2024 e no mês de fevereiro bateu o recorde da série histórica monitorada desde 1999, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE).
Com o decreto, fica autorizada a dispensa de licitação, a adoção de medidas para a contratação de pessoal e a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem na prevenção do desastre. A situação de emergência é válida por 180 dias.
“Assinei o decreto de situação de emergência em 9 municípios do estado para que possamos tomar todas as providências necessárias para que a população não sofra maiores danos. Também autorizei a contratação de mais 240 brigadistas que somarão nesse trabalho de prevenção e combate a incêndios aqui em Roraima”, disse Denarium nas redes sociais.
Para decretar a situação de emergência, o governador considerou o parecer da Defesa Civil que cita escassez de água e incêndios florestais que atingem os municípios. O parecer cita que a situação tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e freia a atuação de frentes frias no Brasil.
*Em atualização
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.