Ponte Metálica deve ser reaberta no fim de fevereiro mesmo com cheia do Rio Acre


Reabertura ocorrerá no próximo dia 29 de fevereiro, segundo Deracre. Ponte liga os dois distritos da capital e está fechada para circulação de veículos desde julho do ano passado. Ponte Metálica passa por reforma desde 22 de julho do ano passado
Aldo França/Rede Amazônica
Mesmo com a cheia do rio Acre, o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) confirmou ao g1 neste sábado (24) que a ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, uma das ligações entre os dois distritos de Rio Branco, deve ser reaberta na próxima quinta-feira (29).
Segundo o diretor-presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, o aumento do nível do rio Acre não irá afetar a finalização dos reparos que estavam sendo realizados.
LEIA MAIS:
Com cheia do Rio Acre, conclusão de reforma da Ponte Metálica é adiada para março, diz Deracre
Interditada desde julho, Ponte Metálica passa por reforma que deve durar até quatro meses
Com cheia do Rio Acre e balseiros acumulados, Ponte Metálica é interditada em Rio Branco
A ponte foi interditada no dia 22 de julho do ano passado, após equipes do Deracre identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação.
Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.
A interdição causou alterações no trânsito da capital. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, está funcionando no sentido de mão dupla.
Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também está em duplo sentido. É permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo nesses trecho.
Os veículos pesados, como caminhões, carretas e outros, devem fazer a travessia pela Quarta Ponte, que liga os bairros bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.
Entre o final de março e início de abril do ano passado, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. Com a vazante do rio, equipes do Deracre iniciaram os reparos na pavimentação da ponte.
Cheia em 2024
O nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco e marcou 14,81 metros na medição das 9h deste sábado, segundo dados da Defesa Civil Municipal. São 1,33 metro a mais em 24 horas e 81 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 14m.
O rio passou da cota de transbordo pela primeira vez na noite de sexta-feira (23), quando marcou 14,04 metros às 18h. Desde então, o manancial continua subindo.
Vídeos: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.