Terminal Gentileza e parte do BRT Transbrasil começam a funcionar no Rio; saiba detalhes da operação


Na fase inicial, o BRT Transbrasil terá os ônibus circulando entre a Penha e o Terminal Gentileza, das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos. A partir de 30 de março, o corredor começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. BRT Transbrasil começa a funcionar no próximo sábado
Turistas e moradores do Rio de Janeiro já podem utilizar os dois novos equipamentos públicos que pretendem melhorar a mobilidade urbana na capital fluminense. São eles, o Terminal Gentileza, que vai integrar diferentes modais de transporte na região do Centro, e o primeiro trecho do BRT Transbrasil.
Previsto inicialmente para ser inaugurado em 2017, o BRT Transbrasil começa a funcionar nesse sábado (24), assim como o Terminal Intermodal Gentileza (TIG).
Nessa fase inicial (1) da operação do Transbrasil, que vai até 30 de março, os ônibus articulados vão circular no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza, no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos.
Os veículos que saem da Penha vão parar nas seguintes estações:
Ibiapina;
Olaria;
Cardoso de Moraes;
e Santa Luzia (antes de entrarem na Transbrasil)
No corredor Transbrasil, o ônibus segue direto para o Terminal Gentileza
Ônibus para o Galeão
Ainda na fase 1, o passageiro também poderá utilizar um ônibus executivo ligando o Terminal Gentileza e o aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, de 6h às 0h. Essa passagem custa R$15.
O tempo de viagem do serviço executivo é estimado em 16 minutos. Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. A passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.
O VLT também passa a operar dentro do Terminal Gentileza, a partir desse sábado. A linha 4 vai ligar o terminal à Praça XV.
Mais 20 estações em breve
A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h.
Calha segregada será implantada na Brasil
Divulgação
Também nesta data, será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores.
Enquanto o BRT circula na faixa segregada, a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana.
Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.
O BRT Transbrasil terá ao todo 20 estações. Confira, abaixo, quais são elas:
BRT Transbrasil começa a operar no próximo sábado
Editoria de Arte g1
Com 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais (20 paradas), o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030.
Quando a operação estiver funcionando plenamente, o corredor Transbrasil se conectará à Transolímpica por meio do Terminal Deodoro e ao corredor Transcarioca a partir de dois pontos, na Penha e no Fundão.
Terminal Intermodal Gentileza (TIG)
Também neste sábado, os moradores do Rio começam a usar o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que vai integrar diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 14 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 4 do VLT.
A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
Terminal Intermodal Gentileza
Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Para o projeto entrar em funcionamento, ocorrerão várias alterações, como o remanejamento de algumas linhas de ônibus, o fim de alguns pontos e o funcionamento de um serviço de transporte entre o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o Galeão.
Na fase inicial das mudanças, o VLT vai atuar com a linha 1, já existente, mas que agora deixa de ir até Praia Formosa e passa a fazer o traçado Santos Dumont x TIG. A linha 4, que fará o traçado Praça XV x Terminal Gentileza) tem o trajeto parecido com a já existente Linha 2.
Restrições a caminhões na AV. Brasil
Confira abaixo, os horários de restrições, que passam a vigorar em 16 de março:
Restrições a caminhões na Avenida Brasil
Divulgação
Ônibus municipais no Gentileza
Das 14 linhas de ônibus municipais previstas para operar dentro do Terminal Intermodal Gentileza, inicialmente, cinco linhas municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já começam a operar no local neste sábado (24/2). São elas:
Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)
Pontos finais desativados pela Prefeitura do Rio
Divulgação

A partir de 16 de março, outras cinco linhas passam a operar no Gentileza. São elas:
Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Os pontos de ônibus das linhas existentes nas ruas Comandante Garcia Pires; General Luís Mendes de Moraes; e na Praça Marechal Hermes, todas no entorno da rodoviária, serão desativados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.