Morador registra momento em que raio cai durante fortes chuvas em Macapá; veja VÍDEO


Cena viralizou nas redes sociais e foi gravada na madrugada desta quinta-feira (3). Meteorologista informou que as chuvas estavam previstas, mas foram intensificadas por conta do La Niña e de um furacão que acontece no Oceano Atlântico. Morador registra momento em que raio cai no Amapá, nesta quinta-feira (3)
Um morador foi surpreendido com a queda de um raio enquanto gravava a chuva que começou a cair ainda na madrugada desta quinta-feira (3) no Amapá e continuou até as primeiras da manhã (veja vídeo acima). 
De acordo com o meteorologista do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jefferson Vilhena, as chuvas estavam previstas, mas foram intensificadas por conta do fenômeno La Niña e de um furacão que atinge o Oceano Atlântico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Nas imagens gravadas pelo morador, é possível ver o céu coberto por nuvens e uma chuva intensa caindo. As gravações seguem até um raio cair e causar um enorme clarão (veja vídeo no início desta matéria). 
Nas imagens gravadas pelo morador é possível ver o céu coberto por nuvens
Reprodução
O que fazer quando em uma tempestade de raio? A orientação, segundo especialistas, é manter distância de objetos altos e isolados; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos.
Chuvas intensas 
A população de Macapá foi surpreendida na madrugada desta quinta-feira (3), por fortes chuvas acompanhadas de trovões e relâmpagos frequentes. 
Diversos registros foram feitos por moradores da capital e publicados nas redes sociais, mostrando os fortes e frequentes raios, trovoadas, quedas de árvores e postes, inúmeros pontos de alagamento, além da queda e oscilação de energia (Veja registros abaixo).
Chuvas intensas com raios e trovoadas atingem Macapá na madrugada desta quinta-feira
Ao g1, o meteorologista Jefferson Vilhena disse que a intensificação das chuvas já previstas aconteceu por conta do fenômeno ‘La Niña’, um resfriamento anormal nas águas do oceano que altera a temperatura de vários locais no mundo.
“Toda essa intensificação se dá por esse fenômeno que influencia a nossa região, diminuindo a estiagem. Então, quanto mais forte ele estiver, mais intensificam as chuvas aqui para o Amapá”, disse.
Outro fator para a chuva fora da normalidade no estado é o furacão ‘Kirk’, que está acontecendo no Oceano Atlântico, e muda a direção do vento, causando diferentes fenômenos climatológicos, como o recente redemoinho de poeira registrado em Tartarugalzinho, no interior do Amapá.
LEIA TAMBÉM: 
VÍDEO: tempestade com raios e trovoadas atinge capital do Amapá e assusta moradores
VÍDEO: redemoinho no interior do Amapá foi causado por altas temperaturas, diz especialista
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.