Cobra sente calor? Guia turístico encontra sucuri em cooler durante passeio no Pantanal de MT; vídeo


No vídeo, é possível ver o réptil agarrado a uma lata de refrigerante. Após os turistas “abandonarem” a caixa de bebidas devido ao medo, o animal saiu sozinho e não foi mais visto. Guia turístico registra sucuri em cooler durante passeio no Pantanal de MT
Uma sucuri amarela foi vista dentro de um cooler de bebidas durante um passeio turístico no Pantanal, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. No vídeo, registrado pelo guia turístico Eduardo Falcão, é possível ver o réptil “segurando” uma das latas de refrigerante. (Veja vídeo acima)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Ao g1, o guia contou que o registro foi feito na semana de carnaval e, segundo ele, fazia muito calor no dia do passeio. Eduardo ainda brinca que o réptil “foi se refrescar nas latinhas, que ainda estavam geladas”.
“A sucuri entrou no cooler no momento que estava aberto pra retirada das bebidas. O cooler estava do lado de fora do restaurante e estava um calor de 40 graus”, disse.
Guia turístico registra sucuri em cooler durante passeio no Pantanal de MT
Reprodução
De acordo com o guia, o animal saiu sozinho da caixa térmica, pois todos ficaram com medo e “abandonaram” as bebidas.
🐍Mas, cobra sente calor?
O g1 conversou com o médico veterinário Jorge Salomão, que explicou que a cobra do vídeo é da espécie sucuri amarela e que, diferente dos mamíferos, répteis não sentem calor.
“Cobras não sentem calor, pois são animais ectotérmicos, que dependem da temperatura do ambiente para controlar a sua temperatura. Se estiver frio, o animal vai estar frio e, se estiver quente, o animal estará quente,” explicou.
Ainda de acordo com o veterinário, a sucuri pode ter entrado no cooler por causa da umidade na superfície das latinhas.
“Ela não entrou porque estava com calor, mas talvez por causa da umidade. As sucuris são animais de hábitos semiaquáticos, que passam grande parte do tempo dentro da água”, ressaltou.
LEIA MAIS:
Após enchente, moradores registram sucuri amarela em rua de Cáceres (MT)
Das 4 espécies de sucuris existentes no mundo, 3 delas são encontradas no Brasil; conheça todas e veja vídeo
Sucuri-amarela
Sucuri-amarela – Eunectes notaeus
Ernane Junior/Foto
A Sucuri-amarela, também conhecida como a sucuri do Pantanal, tem como nome cientifico Eunectes notaeus, por causa do seu fundo amarelado. A espécie ocorre em áreas alagáveis das bacias dos rios Paraguai e Paraná.
As fêmeas podem atingir no máximo 4m de comprimento e os machos em torno de 2,5m. As fêmeas também podem se alimentar de animais de médio porte, e as aves aquáticas também são presas consumidas por ambos sexos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.