Prefeitos da Baixada Fluminense se reúnem com governos estadual e federal para discutir os danos causados pelas chuvas

Enquanto a população da Baixada Fluminense contabiliza os estragos causados pelo temporal da noite de quarta-feira (21) e a madrugada de quinta (22) e tentam voltar a rotina, representantes dos Governos Federal e Estadual se reúnem – mais uma vez – na tentativa de criar soluções para mitigar os danos causados pelas chuvas. Desta vez, o encontro acontece em Japeri.
“Situação está crítica, muito crítica. A gente teve de sair do estado de emergência para calamidade pública. A gente está precisando muito do governo federal. É uma reunião estratégica muito importante. O poder do Estado já está presente, correndo pra gente poder reconstruir a cidade, voltar à normalidade e trazer melhores condições para o nosso povo”, disse a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros.
Neste ano, não é a primeira vez que políticos se encontraram para traçar soluções para as cidades da Baixada. Em janeiro, uma comitiva do Governo Federal sobrevoou a região, após uma forte chuva que caiu nas cidades de Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti.
Em seguida, o grupo desembarcou em Belford Roxo e prometeu diversas melhorias para os municípios da Baixada Fluminense.
Por conta da chuva desta semana, 8 pessoas morreram no estado. Duas delas são em Japeri.
Segundo o Governo Federal, o motivo da reunião desta sexta (23) é a instalação do Gabinete Nacional de Crise em Japeri, em função do estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo municipal.
Entretanto, em janeiro, os Governos Federal e Estadual já haviam montado dois gabinetes de crise – um no Palácio Guanabara e outro em Belford Roxo – “para atender prefeitos da Baixada que foram afetados pela chuva”, disse à época o governador Cláudio Castro (PL).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.