Após receber 9 mil doses da vacina infantil contra a Covid-19, Rio Preto promove mutirão de vacinação


Moradores podem procurar as UBSs neste sábado (24), das 8h às 13h, para vacinação de rotina e contra a Covid. UBS Solo Sagrado, em Rio Preto (SP)
Thiago Vasconcelos/TV TEM
Após receber nove mil doses da vacina Pfizer Baby destinada ao público infantil contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde promove mais uma edição do mutirão “Sabadou, Vacinou” neste sábado (24) em São José do Rio Preto (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
As doses da vacina foram distribuídas nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Veja as que vão estar abertas durante a ação:
Estoril;
Jaguaré/João Paulo II;
Parque Industrial;
São Deocleciano;
Santo Antônio;
Solo Sagrado e
Vetorazzo.
O horário será das 8h às 13h, com vacinação de rotina e contra a Covid. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.
Pfizer Baby
Vacina Pfizer Baby para vacinação de bebês a partir de seis meses
Ana Clara Pontes/g1
O Ministério da Saúde incluiu o imunizante no calendário de rotina de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
O esquema de imunização é de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira dose.
O horário de vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até 18h30, e na UBS Solo Sagrado até 19h.
Outros públicos
O Ministério da Saúde ainda redefiniu a recomendação da vacina da Covid-19 por grupos prioritários e fatores de risco. Desta forma, a estratégia inclui a vacinação semestral de idosos, pessoas com imunossupressão e gestantes e puérperas.
Já a vacinação anual é recomendada para trabalhadores da saúde, pessoas que vivem e trabalham em Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas em situação de rua e indígenas.
Para esses grupos, a vacinação pode ser feita com um intervalo mínimo de seis meses da última dose.
Já para pessoas de cinco a 59 anos, sem comorbidades e sem fatores de risco, não existe mais a recomendação rotineira de vacinação. No entanto, caso as pessoas queiram iniciar ou completar o esquema básico de duas doses, a vacinação será garantida pelo Ministério da Saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.