Essa é a diferença de idade ideal para um relacionamento dar certo, segundo especialistas

O estudo conduzido pelos pesquisadores Andrew Francis, Hugo Mialon e Randal Olsen, professores da Emory University em Atlanta, analisou como a diferença de idade entre parceiros afeta a longevidade de uma relação amorosa. Com base na análise de 3.000 pessoas, eles descobriram que quanto maior a diferença de idade entre os parceiros, maiores são as chances de divórcio.

Casal de mãos dadas. Casais com diferença de idade muito grande têm mais chances de terminar

Casais com diferença de idade muito grande têm mais chances de terminar – Foto: Reprodução/ND

Conforme a pesquisa, casais com uma diferença de idade maior que cinco anos têm 18% mais chance de se separar daqueles que esse intervalo de tempo é menor.

A probabilidade de separação aumenta ainda mais quando a diferença sobe para 10 anos: 39%. Para casais dos quais um dos parceiros é 20 anos mais velho que o outro, o risco de divórcio é 95% maior.

Na pesquisa, a diferença mais promissora – com menor chance de separação – é quando o casal tem idades que divergem em até três anos.

Diferença de idade é a ‘ponta do iceberg’

O motivo para esse pessimismo, segundo os pesquisadores, é que casais com uma grande diferença de idade muitas vezes estão em diferentes fases da vida.

Casal feliz na cama

Casais com até 3 anos de diferença têm mais chances de ficarem juntos – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Um parceiro mais jovem pode estar focado no crescimento pessoal, carreira ou socialização, enquanto o parceiro mais velho pode já ter passado por essas fases e estar mais focado em estabilidade, aposentadoria ou objetivos de longo prazo.

Outro ponto levado em consideração pelos pesquisadores é que nos relacionamentos onde as idades são muito diferentes, as visões sobre temas importantes, como criação de filhos, finanças e lazer, também podem divergir.

Apesar de todos os contras, esses fatores não significam que todo relacionamento com diferença de idade significativa está fadado ao fracasso, apenas que os desafios do casal serão maiores, exigindo mais comunicação e esforço para manter o equilíbrio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.