Trump vence segunda votação primária para ser candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano


A surpresa não foi o resultado, mas a diferença de votos entre os candidatos. Pesquisas indicavam que Donald Trump ficaria cerca de 20 pontos percentuais à frente de Nikki Haley, mas ela ficou apenas 11 pontos atrás do ex-presidente americano. Trump vence segunda votação primária para ser candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano
Jornal Nacional/ Reprodução
O ex-presidente americano Donald Trump venceu a segunda votação prévia na disputa da vaga de candidato do Partido Republicano na eleição presidencial de 2024.
A surpresa não foi o resultado, mas a diferença de votos entre os candidatos. Pesquisas indicavam que Donald Trump ficaria cerca de 20 pontos percentuais à frente da ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. Mas ela ficou apenas 11 pontos atrás dele. Nikki Haley parabenizou o ex-presidente pela vitória:
“Ele fez por merecer e eu reconheço isso”, afirmou.
Haley criticou o presidente Joe Biden, do Partido Democrata. Disse que ele toma uma decisão pior do que a outra ou não toma decisão alguma, e mencionou os problemas do adversário Donald Trump com a Justiça – o ex-presidente responde a 91 acusações em quatro processos criminais. Ela disse:
“Não tem como consertar a bagunça de Joe Biden com a bagunça republicana”.
E lembrou que ainda há dezenas de estados em disputa nas prévias do partido.
“No começo da campanha, éramos 14 concorrendo. Agora, sou a última disputando com Donald Trump”.
A disputa pela vaga de candidato republicano à Presidência começou na semana passada, em Iowa. Donald Trump largou bem na frente e conseguiu 20 delegados. O governador da Flórida, Ron DeSantis, tinha ficado em segundo, mas desistiu da corrida dias depois. Em New Hampshire, Trump conseguiu doze delegados e Haley, nove.
Em New Hampshire, Trump conseguiu 12 delegados e Haley, 9
Jornal Nacional/ Reprodução
Donald Trump disse que a insistência de Nikki Haley em permanecer na disputa é um desperdício de dinheiro. No discurso que fez em um hotel a apoiadores, criticou a adversária. Ele afirmou que Nikki Haley cantou vitória, mas, na verdade, fracassou em New Hampshire.
O ex-presidente disse que foi prejudicado porque o estado de New Hampshire permite que eleitores independentes, que não são registrados no partido, votem nas primárias para a escolha de candidatos e afirmou:
“Querem que eu pareça o pior possível”.
Eleições nos EUA: por que vitória de Trump em New Hampshire praticamente decide escolha republicana
Trump reforçou bandeiras da campanha, como imigração, e afirmou que milhões estão entrando ilegalmente nos Estados Unidos. Mais uma vez, sem apresentar dados, Trump disse que há fugitivos de prisões e de instituições psiquiátricas entre os imigrantes.
O ex-presidente se mostrou otimista para o próximo embate com Nikki Haley, na Carolina do Sul, e afirmou que acha que vai vencer. Ele aparece à frente nas pesquisas. As primárias da Carolina do Sul vão ser em 24 de fevereiro. Nikki Haley tem um mês para melhorar o desempenho no estado onde nasceu e já foi governadora.
LEIA TAMBÉM
Trump zomba de nome original de rival Nikki Haley, filha de imigrantes indianos, e resgata estratégia usada contra Obama
Por que Trump poderá concorrer mesmo se for condenado – e não ficará inelegível como Bolsonaro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.