Academia de Bateria de Rua faz ‘formatura’ no Carioca Club

Bateria de Rua realiza Grito de Carnaval com show da nova turma de batuqueiros e artistas convidadosDivulgação

Com a proximidade do Carnaval, as baterias já estão esquentando pra valer na Academia de Bateria de Rua (BdR). Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a escola de formação de ritmistas de São Paulo para animar os blocos de rua – fundada pelos jovens mestres de bateria Alexandre Ichimura e Ronaldo Bitello – irá receber os foliões no Carioca Club, para comemorar o início da maior festa popular do país e a formatura da nova turma. 

A graduação será comemorada com show das baterias da Academia BdR, roda de samba e atrações convidadas, como Charlie Diéf e banda. O DJ Rodrigo Bueno encerra a festa com sucessos da música brasileira. “Neste ano, levaremos uma grande banda, reunindo as turmas de todos os módulos para tocarem juntos”, afirma Ichimura.  

A academia atrai público na faixa de 30 a 40 anos, que quer aprender a tocar um instrumento para participar dos blocos de carnaval. “Cerca de 85% dos matriculados são do sexo feminino, que também buscam atividade para socialização e um hobby.”

A escola, situada no bairro de Pinheiros, inicia o ano com a formação de 100 novos ritmistas, que a partir deste ano passarão a tocar nos principais blocos da cidade, como o “Bloco do Rock”, “Te Amo, Mas Só Como Amigo”, “Caça e Caçador”, entre outros, além de outras festividades e casamentos.

Oficina com grandes mestres da bateria – Desde a sua criação, em 2018, a Bateria de Rua já capacitou mais de 500 ritmistas, que hoje tocam para cerca de 20 blocos da capital paulista. “Muitos saíram da academia fundando seus próprios blocos”, conta Ichimura.  Atualmente, a escola conta com 270 alunos, sendo 100 do nível iniciante, 100 do intermediário, 40 do avançado e 30 da Oficina de Roda de Samba.

A ‘formatura’ será no Carioca Club, dia 2 de fevereiro Divulgação

A ideia de criar uma oficina de ritmistas surgiu ainda nos tempos de faculdade. Apaixonados pelo Carnaval, Ichimura, na época estudante de administração de empresa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Bitello, também conhecido como Ronaldo Dx, do curso de engenharia da Escola Politécnica da USP, notaram uma carência de pessoas e oportunidades com a explosão dos blocos carnavalescos na capital. “Vimos de um lado blocos sem oficina de formação precisando de ritmistas e do outro, pessoas que queriam entrar nos blocos, mas não sabiam tocar nenhum instrumento. Assim, criamos a Academia de Baterias de Rua, para servir de ponte entre o bloco e os foliões que querem tocar”, conta Ichimura.

Para atender as exigências dos blocos, os alunos da academia recebem aulas dos mestres de bateria que ditam o ritmo ou com passagem em algumas das mais expressivas escolas de samba do país, como Império de Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Independente de Padre Miguel, X9, Camisa Verde e Branco e Mocidade Alegre. Além de samba enredo e roda de samba, são ensinados todos os ritmos do carnaval e até internacionais.         

O curso de ritmista é dividido em três módulos – iniciante, intermediário e avançado – com aulas de duas horas aos sábados e duração de cinco meses cada um. A partir do módulo intermediário, os alunos passam a tocar nos blocos e eventos.

No dia 3 de fevereiro, a BdR estará ditando o ritmo e produzindo o Bloco do Rock, e no dia 17 de fevereiro do “Te Amo, Mas Como Amigo”.

Serviço:

Grito de Carnaval da Academia de Bateria de Rua

Data: sexta-feira, 2 de fevereiro

Horário: a partir das 19h

Local: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros

Ingressos: no link Clube do Ingresso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.