Cerca de 3 mil brasileiros já pediram ajuda para sair do Líbano após escalada de violência

Israel iniciou operação terrestre no LíbanoAnsa

Cerca de três mil brasileiros que moram no Líbano pediram ajuda para deixar o país diante da escalada de violência na região, segundo informações do governo do Brasil. O confronto entre Israel e Hezbollah já deixou centenas de civis mortos, incluindo dois brasileiros.

A quantidade exata de pedidos de repatriação não foi informada. O levantamento preliminar foi feito por fontes do Itamaraty para um colunista do UOL , na manhã desta terça-feira (1º). O Palácio do Planalto trabalhava com o número de duas mil pessoas até o fim de semana, mas os pedidos de repatriação cresceram nos últimos dois dias.

O governo brasileiro estima que 20 mil brasileiros vivam no Líbano. A operação de repatriação já está sendo elaborada pelo ministério de Relações Exteriores, podendo chegar a uma larga escala, já que o número de pedidos de repatriação no Líbano ultrapassa os de repatriados em Israel e Gaza somados desde 7 de outubro de 2023. Por isso, o governo continua orientando que aqueles brasileiros que consigam deixar o país por conta própria o façam.

Número de pedidos equiparado a 2006

O número de requisições se equipara ao de 2006, ano da última e maior incursão terrestre de Israel no Líbano. Na época, três mil pessoas deixaram o país com auxílio do governo brasileiro. Nesta segunda-feira (30), o exército israelense invadiu por terra o território libanês.

Os estudos para voos de repatriação começaram após semanas de orientação para que brasileiros deixassem o Líbano por meios próprios. Somente na semana passada a Embaixada do Brasil em Beirute começou a consultar a população local para saber quem precisaria de ajuda para deixar o país.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu que a Síria autorizasse a entrada de comboios com brasileiros no país. A conversa ocorreu em reunião com o governo de Bashar al-Assad em Nova York no fim de semana, após a Assembleia Geral da ONU.

Vieira também se reuniu com o governo do Líbano, mas os detalhes do plano de retirada dos brasileiros do país não foram detalhados na ocasião.

Para quem deseja retornar ao Brasil a repatriação segue aberta, e a população pode procurar o Itamaraty através dos canais de operações do Sul do Líbano (07753684), na sala de operações de Baalbeck Hermel (08371479), na sala de operações de Nabatiyyeh (07769002) e na sala de operações do Bekaa (08803905).

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.