Frente fria no Sul e menos chuvas no Nordeste: veja como fica o tempo no fim de semana


Depois de uma semana com temporais em diversas regiões do país, o fim de semana deve ser de chuva em todo o Brasil. Depois de uma semana com temporais no Sudeste e no Nordeste, o fim de semana deve ser de chuva em todo o Brasil. De acordo com a Climatempo, o volume de chuva deve diminuir no Nordeste, mas ainda há risco de deslizamentos e alagamentos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o centro-norte do país deve registrar os maiores acumulados nos próximos dias. Boa parte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, norte de Goiás e do Matro Grosso, Rondônia, Piauí e Maranhão estão sob aviso de “perigo” para chuvas intensas.
Nessas regiões, os volumes podem chegar a 100 milímetros por dia, com risco de ventos intensos, de até 100 km/h.
Mapa mostra regiões que têm avisos meteorológicos por conta das chuvas.
INMET
Amazônia registra décimo mês consecutivo de redução do desmatamento, aponta Imazon
Frente fria no Sul
Como nas demais regiões do país, o Sul deve ter um fim de semana com pancadas de chuva. Uma frente fria se aproxima da região nesta sexta-feira (23), trazendo mudanças no tempo.
Apesar das chuvas previstas, os meteorologistas explicam que deve acontecer o chamado calor pré-frontal antes da passagem dessa massa de ar frio.
👉 Contextualização: o calor pré-frontal é um fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria. No caso do Sul, esse aquecimento vai ser sentindo ainda nesta sexta, com temperaturas mais quentes que a média para esta época do ano.
“Quando a frente fria se aproxima, os ventos quentes ficam mais fortes. Com isso, a temperatura sobe e temos o que é conhecido como calor pré-frontal”, detalha Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo.
À medida que a frente fria avançar pela região, a instabilidade deve aumentar, com possibilidade de temporais com ventos e granizo. No domingo, o sistema se desloca para o norte, trazendo mais chuva para Santa Catarina e Paraná.
A meteorologista comenta que, apesar da mudança de tempo nessa região, a massa não deve ter força para avançar para o Sudeste.
Dengue: entenda por que a forma grave da doença não deve ser chamada de hemorrágica
Menos chuvas no Nordeste
Depois de uma semana de grandes volumes de chuva no Nordeste, o a ocorrência de temporais diminuir no fim de semana.
De acordo com os meteorologistas, os ventos que favoreciam a formação de nuvens carregadas sobre a região perdem força a partir desta sexta.
Mapa mostra o acumulado de chuvas previsto para o Brasil nos próximos dias.
Climatempo
Em alguns estados como o Maranhão, por exemplo, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em menos de 24 horas. Bahia e Piauí também sofreram com as fortes chuvas nesta semana.
Os acumulados de chuva no mês já superaram a média para o período em muitas áreas, segundo a Climatempo.
Com o solo ainda encharcado por conta dos grandes volumes de chuva, ainda há risco de alagamentos e deslizamentos para essa região.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o INMET:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.