Gavial: saiba como está sendo protegido um dos répteis mais raros e ameaçados do mundo

Um animal raríssimo, que atualmente, só pode ser encontrado na Índia e no Nepal, e aos poucos, vai se reintroduzindo na natureza após estar na beira da extinção. O Gevial, uma espécie de crocodilo, caracterizado pelo focinho longo, é um réptil pré-histórico que continua criticamente ameaçado.

Espécie é caracterizada pelo focinho alongado – Foto: National Geographic/Reprodução/ND

Gavial chegou a ter apenas 250 indivíduos vivos

Esses parentes dos crocodilos já habitaram aproximadamente 48.280 km² de rios do sul da Ásia. Devido à perda de habitat, caça ilegal e mortes acidentais por pesca, a população da espécie encolheu de 10.000 animais em 1946 para menos de 250 adultos em 2006, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Em um esforço para salvar o animal único, o governo indiano e organizações sem fins lucrativos lançaram esforços de conservação direcionados, incluindo reprodução em cativeiro e monitoramento de gaviais nidificantes.

As iniciativas funcionaram e a população da espécie aumentou para cerca de 650, segundo a IUCN.

Ele é encontrado apenas na Índia e Nepal – Foto: National Geographic/Reprodução/ND

Um dos seus programas de maior sucesso é o Projeto de Recuperação do Gavial Gandak, que capacitou pessoas em 35 aldeias nas planícies de inundação, um tributário do Ganges, a conservar o gavial.

Esta seção do rio tem margens trançadas entrelaçadas com pântanos ricos em peixes, pequenas ilhas e bancos de areia, habitat ideal para o réptil raro, diz Samir Kumar Sinha, ecologista-chefe da organização sem fins lucrativos WTI (Wildlife Trust of India).

Membros da comunidade, motivados a salvar seu predador nativo, vigiam voluntariamente os ninhos, monitoram atividades ilegais e até ajudam com pesquisas populacionais na região, parte do estado de Bihar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.