Em Roraima, incêndios florestais obrigam famílias a sair de casa às pressas


Estado registra o maior número de focos de incêndio no mês de fevereiro; situação é agravada por um dos piores períodos de seca dos últimos anos. Em Roraima, incêndios florestais obrigam famílias a sair de casa às pressas
Jornal Nacional/Reprodução
O estado de Roraima está sofrendo com incêndios florestais.
Na terra indígena São Marcos, em Pacaraima, o fogo fora de controle obrigou famílias a sair de casa às pressas no meio da noite. Os moradores suspeitam que o incêndio tenha sido criminoso.
“Quem for culpado, vai ter que pagar. O fogo destruindo a primeira casa aqui. O telhado desta outra casa ficou destruído”, diz uma pessoa em vídeo.
O telhado de uma outra casa ficou destruído. 56 brigadistas indígenas estão atuando no combate as chamas dentro das áreas de reserva.
“O desafio maior hoje é que surge vários focos, várias denúncias de vários locais diferentes. E vai tentar fazer o combate com pouco efetivo que a gente tem”, diz Jabson da Silva, coordenador da Brigada Indígena de Roraima.
Roraima é o estado brasileiro com mais focos de incêndio no mês de fevereiro: são mais de mil. Situação que é agravada por um dos piores períodos de seca dos últimos anos.
Três municípios de Roraima decretam emergência por causa dos incêndios florestais
Na tentativa de conter os incêndios, a Fundação Estadual de Meio Ambiente atendeu a recomendação de Corpo de Bombeiros e suspendeu o calendário de queimadas controladas.
“O Corpo de Bombeiros tem dado essa atenção principal. Só que a população precisa ajudar a não colocar fogo. E a estiagem vai se prolongar, de acordo com os climatologistas, e a gente precisa se preparar e se ajudar”, diz o major Mario Terra, chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM
Roraima ocupa segunda posição no ranking de número de focos de calor em 2024, aponta Inpe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.