Casas desabam e muro de condomínio cai na Grande São Luís durante forte chuva nesta quarta-feira (21)


Os desabamentos foram registrados na região do Araçagi, em São José de Ribamar. Não houve feridos, apenas perdas materiais. No Parque Araçagy II, a estrutura de três casas desabaram no início da tarde desta quarta (21).
Alessandra Rodrigues/Mirante AM
A forte chuva que atingiu a Grande São Luís desde a noite dessa terça-feira (20) tem causado graves transtornos para a população. Além dos alagamentos que comprometem o tráfego em ruas e avenidas da Região Metropolitana, já houve registro de desabamento de casas e de muros de condomínio.
No Parque Araçagy II, em São José de Ribamar, a estrutura de três casas desabaram no início da manhã desta quarta (21). Em uma das residências havia uma criança recém-nascida na hora do desabamento. Os vizinhos conseguiram retirar a criança e a mãe do local, antes que a estrutura da casa terminasse de cair.
No Parque Araçagy II, a estrutura de três casas desabaram no início da tarde desta quarta (21).
Divulgação
Nas três casas que desabaram não houve registro de feridos, mas os moradores perderam todos os bens materiais.
Segundo Luan Mendes, que é um dos representantes da comunidade, o bairro existe desde 2011, quando houve uma invasão, e foi a primeira vez que aconteceu esse tipo de problema na área.
“A gente reside aqui desde 2011, de origem de ocupação, porém a ocupação já foi regularizada, não tem mais vínculo de invasão, porque foi feito um acordo entre alguns moradores e o proprietário (do terreno invadido). Esse episódio é a primeira vez que acontece aqui na comunidade, é uma comunidade bem estruturada, inclusive as casas que caíram, foram casas de alvenaria. As pessoas acabaram tendo um grande prejuízo”, lamentou Luan Mendes.
No Parque Araçagy II, a estrutura de três casas desabaram no início da tarde desta quarta (21).
Divulgação
Além das casas que foram atingidas, uma ponte que ligava algumas ruas do bairro foi levada pela água da chuva.
A forte chuva também afetou moradores do Residencial BonaVitta Clube, um condomínio localizado no bairro do Araçagi, também em Ribamar.
Muro do Residencial BonaVitta Clube, em São José de Ribamar, cai durante forte chuva.
Divulgação
Por volta das 10h da manhã desta quarta, parte do muro do condomínio caiu em frente a um apartamento do bloco 5. Com a queda do muro, a água da chuva invadiu o apartamento inteiro.
“Eu fiquei preso no apartamento com meu filho e minha esposa, porque a chave da porta estava em cima de uma mesa que foi atingida pela água. Por sorte, consegui pegar a chave e abrir a porta com muita força, porque a água arrastou o sofá para frente da porta. Foi tanta água, que passou da altura do meu joelho”, relata Arnaldo Alves, dono do apartamento.
Muro do Residencial BonaVitta Clube, em São José de Ribamar, cai durante forte chuva.
Divulgação
Segundo o morador, cerca de cinco apartamentos foram atingidos pela água, mas o prejuízo maior foi no dele.
Com a residência alagada, o morador está com a família na área de lazer do condomínio, em busca de um local para se abrigar.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o muro que desabou fazia limite entre a área do condomínio e de uma residência privada. A queda foi causada pela grande quantidade de água acumulada da chuva.
Muro do Residencial BonaVitta Clube, em São José de Ribamar, cai durante forte chuva.
Divulgação
Os bombeiros informaram, ainda, que o desabamento causou danos materiais nos apartamentos do Bloco 5 na região do térreo e, principalmente, no apartamento 2, onde houve a interdição do local.
Muro do Residencial BonaVitta Clube, em São José de Ribamar, cai durante forte chuva.
Divulgação
Após o desabamento, uma equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) esteve no condomínio com o setor técnico para avaliar o local e identificou que parte do muro na área dos apartamentos não oferecia maiores riscos por já ter cedido e ter um local para a água escoar, porém a parte do muro no estacionamento poderia ceder em caso de alto índice pluviômetro.
Além disso, foi realizada a coleta de dados e registros fotográficos para a produção do laudo técnico.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal de Ribamar foi acionada para analisar os danos causados no bloco e oferecer assistência aos moradores da área.
O g1 procurou a Defesa Civil de São José de Ribamar para saber sobre o acompanhamento das áreas afetadas, mas ainda não houve retorno.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.