Prefeitura de Manhuaçu decreta estado de emergência devido a aumento de casos de dengue


Publicação foi realizada na tarde desta quarta-feira, 20. Já são 70 casos confirmados da doença em 2024. O mosquito africano Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito
Freepik
A Prefeitura de Manhuaçu decretou estado de emergência em saúde pública por 180 dias após o aumento do número de casos de dengue na cidade. A publicação foi feita na tarde desta quarta-feira, 21, em edição extra do Diário Oficial do município.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 11 de janeiro a 17 de fevereiro, foram registrados 103 casos suspeitos e 19 confirmados de dengue, além de outros 3 casos positivos de chikungunya, com 5 suspeitos. Ainda não há registros de mortes.
A partir do decreto, a Prefeitura de Manhuaçu vai ampliar o atendimento em postos de saúde de 4 localidades: nos bairros Santana, Ponte da Aldeia e Catuaí e no distrito de Vilanova, além de expandir leitos de reidratação na Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) na cidade.
“Nós estamos em alerta máximo. Muitos casos positivando, casos de chikungunya, e isso nos preocupa muito. Como a necessidade na dengue é a hidratação mais rápida e que possamos atender a nossa população com mais humanidade e atenção, vamos ampliar o horário em algumas unidades a partir de quinta-feira até as 19h e assim daremos mais agilidade ao atendimento”, explicou a secretária de saúde de Manhuaçu, Ana Lígia Assis.
Na Unidade de Atendimento Intermediário, houve um aumento de 50% no número de atendimentos nos últimos dias. Apenas na segunda-feira, 19, foram atendidas mais de 500 pessoas na unidade.
“As pessoas tem chegado com um quadro de dor muscular, nas articulações, dor de cabeça, febre e desidratados. A gente pede à população que se atente à hidratação, é o maior agravo da dengue. Estamos com um aumento na nossa demanda, um esforço maior para atender a população. Somos três médicos atendendo de 7h às 00h e outros dois médicos que ficam de 00h até às 7h, além das ESFs que estão atendendo para que a gente possa passar por isso da melhor forma” destacou a médica coordenadora da UAI, Márcia Giovane Rodrigues.
Em meio a pior epidemia de dengue da história, com mais de 80 mil casos confirmados, o número de cidades mineiras em situação de emergência pela doença já passa de 70. Conforme o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o momento, 20 mortes foram notificadas pela doença no Estado. Outros 136 óbitos e 234 mil casos estão em investigação. Os número ultrapassam os registrados há pelo menos 13 anos, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Vídeos do Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.