Juíza Euma Tourinho promete trazer investidores para a capital e criar equipe de saúde itinerante


Candidata do MDB à Prefeitura de Porto Velho foi a convidada a participar da série de entrevistas do JRO1 desta quarta-feira (25). A candidata a prefeitura de Porto Velho, Juíza Euma Tourinho (MDB) prometeu tornar a capital mais atrativa para investidores em entrevista para o JRO1 desta quarta-feira (25). A candidata também destacou que durante sua campanha e após vence-la, não fará “conchavos” políticos.
Questionada sobre não fazer alianças no primeiro turno e sobre as campanhas eleitorais desqualificando os adversários, a candidata esclareceu que, seguir com autonomia e liberdade foram as duas condições que solicitou de seu partido ao se candidatar pela primeira vez.
“O que a população espera é um gestor técnico e isso eu sou. Estudo gestão há mais de 15 anos, fui juíza há 25 anos, mas já trabalho desde os 15 anos de idade e é isso que a população quer, alguém que faça gestão para o povo”.
Sobre a campanha e as menções sobre os adversários, a candidata justifica que suas declarações não são pessoais, que o que ela faz é mostrar a realidade.
“A população recebeu nos últimos anos uma imagem de que estava tudo bem com a nossa cidade, como se estivéssemos no país das maravilhas, quando a gente sabe que não está tudo bem”.
Pela ordem do sorteio, a candidata foi a terceira convidada para a série de entrevistas com os cinco primeiros colocados na pesquisa Quaest, encomendada pela Rede Amazonica. Mariana Carvalho do (União Brasil) será a próxima entrevista nesta quinta-feira (26). O g1 transmite as entrevistas em tempo real.
Confira aqui os links de transmissão
Saúde
A criação de hospital municipal e da policlínica com especialidades médicas para os pacientes foram os pontos destacados por Euma. Além disso, a candidata propôs a implementação da telemedicina e um programa onde equipes devem ir até as comunidades mais distantes para fazer consultas e exames simples na população.
“Para quem mora no baixo Madeira, por exemplo, e é necessário um exame de urina, a equipe itinerante vai até a casa do morador, faz a colheita do material e através da tela o paciente poderá se consultar com o médio para saber o resultado do exame, vai prescrever o medicamento e nós já iremos entregar o remédio”.
Meio ambiente
Para o meio ambiente, a candidata propões um plano de mitigação das crises climáticas, com a contratação de mais brigadistas, aumentar as fiscalizações ambientais, criar um canal de denúncia de rápido acesso e investir em campanhas de educação ambiental nas escolas e em empresas.
“Nós podemos sim ter meio ambiente com sustentabilidade e com o desenvolvimento econômico”.
Educação
Para a educação, a candidata propõe o modelo de ensino integral e técnico-profissionalizantes no ensino fundamental. Euma destacou o projeto que busca atrair os alunos através da tecnologia e sugerir uma possível formação futura.
“Nós precisamos estimular muito a tecnologia, que no meu governo estará na escola, junto aos alunos carentes que poderão ser programadores no futuro.”
Saneamento Básico
Se eleita, a candidata disse que fará de tudo para a prefeitura realizar as obras do saneamento básico, pois não concorda que a obra seja feita pelo Estado. Euma pretende dar prioridade às obras de saneamento nas áreas mais distantes da zona Central, assim como em distritos.
“O Estado não fez essa obra nos últimos três anos, aliás, não fez muita coisa por nós nos últimos oito anos”.
Segurança
Como forma de reduzir a criminalidade na cidade a candidata citou a criação de uma guarda municipal e um gabinete de de crise integradas ao um “Núcleo de Combate ao Crime Organizado e a Corrupção”.
“Este núcleo vai ter autonomia e vai estar ligado à órgãos de controle externos a prefeitura”.
Juíza Euma Tourinho e Dislene Queiroz
g1 RO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.