Mãe de 4 filhos relata humilhação ao se recadastrar no Bolsa Família: ‘Vai para a Cracolândia’; servidora de prefeitura em AL foi afastada

Caso aconteceu no CRAS de Lagoa da Canoa. Município repudiou conduta da funcionária e informou que apura o caso. Mulher denuncia servidora por ironizar o fato de ela ter 4 filhos no Bolsa Família
Uma beneficiária do Bolsa Família publicou um vídeo nas redes sociais para denunciar que uma servidora da prefeitura de Lagoa da Canoa, no interior de Alagoas, ironizou o fato de ela ter quatro filhos cadastrados no programa do Governo Federal e disse que ela acabaria na cracolândia se perdesse o benefício (assista acima). O Município informou que afastou a servidora para apurar o caso.
O caso aconteceu na segunda-feira (21), quando a mãe fazia o recadastramento para manutenção do benefício no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
“Eu vim recadastrar, ela quem me atendeu. A menina perguntou se eu já tinha 4 filhos, e eu disse ‘já’. Ela disse ‘eita, quer tirar R$ 2 mil do Bolsa Família. Enquanto tiver o Bolsa Família está bom, quando não tiver mais, você vai pegar os seus filhos e vai para a Cracolândia'”, relatou a mulher em um trecho da gravação.
Cracolândia é um termo utilizado para se referir a uma região volante no centro de São Paulo utilizada por um grande número de usuários e traficantes de drogas, considerada um dos problemas urbanos de saúde, segurança pública e social mais difíceis de solucionar no Brasil.
Na gravação, a mulher aparece chorando e revoltada com o comentário da funcionária, que segundo ela, depois se desculpou dizendo que se tratava apenas de uma brincadeira.
“Tenho quatro filhos, sim, e me orgulho disso. Não me operei para não ter mais porque não pude. Eu não uso e nem vendo drogas, sempre tive força e coragem para trabalhar e criar os meus filhos. Isso não é brincadeira que se faça, não”, afirmou.
O g1 tenta contato com a servidora citada na gravação, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.
Por meio de nota, a Prefeitura de Lagoa da Canoa informou que “repudia todo e qualquer ato desta natureza”. Leia, na íntegra, abaixo:
“A Prefeitura Municipal de Lagoa da Canoa repudia todo e qualquer ato desta natureza. Os nossos servidores são treinados e orientados para tratar todo e qualquer cidadão de forma igualitária, primando sempre pela atenção e pelo respeito acima de tudo. Diante do lamentável fato, a Prefeitura informa que a servidora citada foi afastada de suas funções até que o fato seja oficialmente apurado”.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.