Goiânia registra mais de 40ºC pelo segundo dia seguido e bate recorde de temperatura neste ano


Inmet alerta que as temperaturas altas continuarão nos próximos dias. No entanto, chuvas devem ocorrer no próximo final de semana. Goiânia registra mais de 40°C pelo segundo dia consecutivo
Goiânia voltou a enfrentar temperaturas elevadas nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros ultrapassaram a marca dos 40ºC. Na segunda-feira (23), a máxima chegou a 40,3ºC, enquanto na terça-feira (24) atingiu 40,5ºC. A previsão é que o calor continue nesta quarta-feira (25) e nos próximos dias. A marca superou o recorde registrado em 2023, de 39,3º C.
“Para hoje [25], a previsão é de 40ºC e também para amanhã [26]. Esta semana vai estar com a temperatura bem elevada. Hoje, quarta-feira, estamos com um dia crítico. A umidade do ar no vermelho, ou seja, abaixo de 12%; onda de calor no vermelho, porque já estamos no quinto dia com temperaturas elevadas”, disse a coordenadora do Inmet Goiás, Elizabeth Ferreira Alves.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo ela, a mudança do clima em Goiás deve ocorrer apenas no final desta semana. “O que deve amenizar a temperatura, não tanto. Mas já melhora um pouco, com a possibilidade de chuvas para o final de semana. Depois, volta a secar novamente”, contou.
Para a coordenadora do Inmet, a provável mudança do clima na região ocorrerá no centro-sul do estado, onde se encontra a capital. Porém, há alertas para tempestades isoladas.
“Nesta mudança, temos vários transtornos que podem ocorrer, como rajadas de vento, granizo, e pontualmente pode haver pancadas de chuvas fortes, principalmente na região sudoeste. Pode chegar em Goiânia também, mas de forma isolada”, prevê Elizabete.
LEIA TAMBÉM:
Goiânia pode bater recorde de calor do ano neste domingo, diz Clima Tempo
Após cerca de cinco meses de estiagem, chove em cidades de Goiás; saiba quando deve chover em Goiânia
Nova onda de calor avança por Goiás e deve aumentar temperaturas em até 5°C; veja previsão
Novo recorde
No ano passado, o dia mais quente em Goiânia foi registrado neste mesmo período do ano. Em 25 de setembro, por volta das 15h, a estação meteorológica marcou 39,3ºC. No dia anterior (24), a temperatura já havia chegado a 39ºC.
Embora em Goiânia a temperatura tenha superado os 40ºC, Elizabeth lembra que este não é o recorde da cidade. De acordo com a especialista, a marca histórica foi registrada em 7 de outubro de 2020, quando a máxima chegou aos 41,2ºC. “A maior de Goiânia”, pontuou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Goiânia bate novo recorde de calor no ano
Sílvio Túlio
VÍDEOS: últimas notícias de GoiásVÍ

Adicionar aos favoritos o Link permanente.