Piracicaba registra aumento de 22% na quantidade de lixo retirado da rede de esgoto em 2023


Foram cerca de 8 mil desobstruções ao longo do ano e são encontrados diversos tipos de materiais descartados de forma irregular. Aumenta quantidade de lixo em estações de esgoto e de reúso de água em Campinas e região
Piracicaba (SP) registrou aumento de 22% na quantidade de lixo recolhido da rede de esgoto em 2023, segundo a concessionária Mirante. Foram cerca de 8 mil desobstruções ao longo do ano e são encontrados diversos tipos de materiais descartados de forma irregular.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Segundo a empresa, em 2022 foram 87,9 mil quilos de materiais retirados. Já em 2023, a quantidade saltou para 107,5 mil. Desse total, 21% dos entupimentos eram causados por excesso de gordura e 42% por descarte de lixo. O restante era acúmulo de terra e outros materiais.
O número reforça que é o descarte de óleo de cozinha usado na pia é muito comum, além do descarte de materiais indevidos no vaso sanitário. A Mirante informou que em média são removidas duas toneladas de materiais por dia da rede de esgoto.
Os entupimentos causados por isso trazem transtornos aos moradores e o próprio tratamento do esgoto é afetado, já que o lixo para no gradeamento das estações elevatórias de esgoto e nas estações de tratamento, o que pode danificar equipamentos, como bombas e válvulas, prejudicando o serviço.
Os transtornos incomodam a dona de casa Vanderléia Vieira, no bairro Bosques do Lenheiro. Há pelo menos três semanas, um bueiro na rua da casa dela está entupido e vazando. “Ninguém aguenta esse cheiro. Quando chove é pior, porque daí sobe mais, vaza mais… É complicado”, lamentou.
Bueiro entupido no bairro Bosques do Lenheiro em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, acompanhou a desobstrução do local. Elas são feitas com varetas de aço com uma ponteira em formato de flecha. Ao ser colocada na rede coletora, remove o que está impedindo o escoamento na tubulação.
Caso esse serviço não seja suficiente, a desobstrução é feita com um caminhão de alta pressão.
Segundo Alan Pedra, coordenador de engenharia de operações da Mirante, são encontrados vários tipos de objetos nessas desobstruções.
“Cerca de 95% das ocorrências de extravasamento são causadas pelo uso incorreto da rede coletora de esgoto, pelo lançamento de lixo. O que a gente acaba mais encontrando nas ocorrências: desde preservativos, roupas íntimas, já teve uma vez que a gente encontrou um quadro de bicicleta que foi lançado dentro de um poço”, contou.
A orientação da Mirante é não descartar lixo, cabelo, roupas íntimas, papel higiênico e outros itens no vaso sanitário. O mesmo vale para óleo e gorduras nos ralos das pias.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.