Preços de itens de material escolar têm variação de até 733% em Rio Branco, diz estudo


Pesquisa foi realizada durante os dias 11, 12 e 15 de janeiro. Levantamento foi feito com base em preços médios de 42 produtos, pesquisados em seis estabelecimentos, sendo quatro papelarias. Material escolar tem variação de preços de até 733% em Rio Branco
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Uma pesquisa realizada em Rio Branco durante os dias 11, 12 e 15 de janeiro e divulgada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), constatou que a variação de preços entre os itens do material escolar em Rio Branco chegou a 733% em janeiro.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa aponta redução de mais de 20% no preço médio do material escolar em papelarias de Rio Branco
O levantamento foi realizado nas quatro principais papelarias e em dois estabelecimentos comerciais revendedores dos produtos, que representam os maiores da capital. Foram selecionados 42 produtos de material escolar, considerados como os principais, divididos em três categorias. Também foi levado em consideração, além de marcas e quantidades iguais ou similares, o menor e maior preço ofertado.
Após comparação do levantamento de preços médios, constatou-se que 28 dos itens apresentaram variação em termos percentuais acima de 100%, e 14 abaixo de 97,3%.
O Departamento de Pesquisa e Indicadores (Deepi) realizou pela segunda vez a pesquisa de preços do material escolar em Rio Branco. O objetivo da pesquisa é informar o consumidor sobre os preços médios e a variação percentual desses produtos, permitindo que os resultados sejam utilizados como referência para a realização das compras de material escolar.
A Seplan explica que dependendo das marcas dos produtos, os preços dos itens geralmente apresentam custos mais elevados, isso ocorre também em função das características de cada produto, como por exemplo, quando determinados itens são personalizados com figuras de famosos personagens.
A pesquisa recomenda que para a escolha dos produtos, o consumidor analise a qualidade e funcionalidade do material, vez que um produto mais barato pode atender esses requisitos frente às diferenças de preços tão acentuadas nos produtos mais caros.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.