Justiça condena empresa responsável por obras do edifício Liberdade, que desabou e deixou 22 mortos em 2012


A decisão ocorreu após pedido da Defensoria Pública do Estado, que agora entrará agora com recurso para pedir também a condenação do Município do Rio pelo desabamento. Justiça condena empresa responsável por obras do edifício Liberdade
A Justiça do Rio condenou a empresa Tecnologia Organizacional, a TO Brasil, responsável pelas obras do edifício Liberdade, pelo desabamento em 2012 que deixou 22 mortos no Centro do Rio. Os corpos de cinco vítimas nunca foram encontrados.
A causa do desabamento, segundo o laudo feito pela Justiça e citado na decisão, foi uma obra feita dentro do edifício, sem a presença de um técnico. Outros dois prédios também caíram por conta do impacto.
A decisão ocorreu após pedido da Defensoria Pública do Estado, que agora entrará agora com recurso para pedir também a condenação do Município do Rio.
Na audiência, os desembargadores entenderam que a empresa deve reparar os familiares das vítimas de forma integral, com pagamento por danos morais, materiais e o pagamento de uma pensão mensal para aqueles que eram dependentes financeiramente das vítimas da fatalidade:
No local do desabamento do Edifícil Liberdade, ficou um grande vazio após retirada de quase todos os escombros
Bernardo Tabak/G1
“O julgamento representou uma vitória, pras vítimas, familiares do desabamento do edifício liberdade que há mais de 12 anos aguardavam por uma resposta da justiça”, afirmou o defensor público Luís Zouien.
Edifício Liberdade e os vizinhos que foram derrubados em foto de 2009 feita do 33º andar de um prédio vizinho
João Carlos Caribe/G1
“Nada trará os entes queridos de volta, mas responsabilizar e reparar é uma medida de justiça e trará algum conforto a essas famílias em meio a tanto sofrimento”, pontuou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.