Ao g1, Hugo Diniz propõe passe livre estudantil, autonomia orçamentária para os distritos e Bolsa Atleta Municipal


O professor universitário participou da série de entrevista do g1 com candidatos à Prefeitura de Santarém. Candidato Hugo Diniz (PSDB)
Reprodução
Hugo Diniz, candidato do PSDB à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, disse que, se eleito, irá implementar o passe-livre estudantil nos ônibus; gratuidade no transporte público para autistas e PCDs e seus acompanhantes; retomada das obras do Hospital Materno Infantil; criação de rota histórica que inclui o Centro da cidade; autonomia orçamentária para os distritos e retomada do programa Bolsa Atleta Municipal com regras de concessão definidas a partir de uma ampla discussão com o público diretamente interessado.
O candidato participou da série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de Santarém, gravadas no estúdio da Tv Tapajós. Hugo Diniz foi o terceiro entrevistado.
“O carro-chefe da nossa política pública é a criação do passe livre estudantil nos ônibus. Santarém já avançou bastante permitindo que o estudante pague 1/3 da passagem de ônibus, mas hoje a prefeitura não arca nada nesse direito. A minha proposição é arcar com cerca de R$ 24 milhões por ano que virão de economias do nosso investimento em energia solar, da nossa diminuição de alugueis de prédios, da redução de cargos comissionados que hoje são mais de mil, para que as famílias tenham a tranquilidade de que o seu estudante vai poder ir e voltar pra escola, ir e voltar pra universidade, sem pagar a passagem de ônibus.”
Veja entrevista na íntegra
Hugo recordou que há 30 anos quando fez sua graduação em Santarém e estudava à noite, não conseguia voltar para casa de ônibus, porque as empresas não disponibilizavam coletivos na saída da universidade. Problema que se repete nos dias atuais.
“Ainda hoje os estudantes vivem essa realidade. 30 anos depois nossos estudantes ainda não têm ônibus na porta da universidade aguardando as aulas terminarem. Então esse é um compromisso meu e da minha vice Josiene Silva”.
Escola de tempo integral
Professor universitário, Hugo Diniz sonha em construir ao menos uma escola escola modelo para oferta de educação em tempo integral para estudantes da rede municipal de Santarém. A ideia do candidato é construir o modelo de ensino na escola de tempo integral em Santarém em conjunto com os profissionais da educação, levando em consideração as especificidades do município. E implantar o modelo de escola de tempo integral nas escolas da rede que tiverem estrutura para tal.
Hugo Diniz responde sobre educação em tempo integral
“Gostaria muito de deixar pelo menos uma escola modelo construída do zero, para educação integral. Aquelas equipes e escolas que estiverem prontas que nós possamos estender esse atendimento para tempo integral, nós o faremos, e claro, vamos abrir uma escola de tempo integral inspirada em projetos que já temos em outras cidades, outros estados. O que eu posso garantir à você profissional da educação é que isso será construído bem de perto, porque eu acredito que isso tem muita importância para as famílias e para a renda das famílias.”
Flexibilização na exigência de laudos para acesso à educação
Hoje, um dos problemas que famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com deficiências é a obtenção de laudo médico. O documento é exigido em escolas para que o o autista e o PCD tenham acesso ao suporte que previsto em lei.
Para garantir o acesso desse público às escolas com todas as garantias de direitos, Hugo Diniz propõe a flexibilização da exigência do laudo no início do processo.
“Estamos propondo a criação de uma Política Municipal de Inclusão, que envolva o transporte, saúde, educação, trabalho, um cadastro único para as pessoas com deficiência, para que ela não precise fazer cadastros separados em cada serviço. O laudo não pode ser um impeditivo para o acesso ao serviço, isso é especialmente importante para o acesso à educação. Nós vamos iniciar os atendimentos a partir das primeiras observações da escola, da família. A partir do momento em que ela ingressar nessa política vamos garantir acesso aos serviços, inclusive do transporte gratuito pra ela e seu acompanhante”.
Revitalização do Centro e Rota Histórica
Dar ao bairro Centro uma nova dinâmica, valorizando moradores e as pessoas que trabalham naquela área é uma proposta de Hugo Diniz. O candidato pretende criar uma rota turística que inclua pontos localizados no Centro, e resolver questões que preocupam quem vive naquele bairros, como o esgotamento sanitário e a falta de hidrantes.
Hugo Diniz responde sobre revitalização do Centro
Segundo Hugo, faz parte de um projeto grande criar uma rota histórica da praça Barão de Santarém até a Praça do Centenário, passando pelo Mirante, passando pela Praça Rodrigues dos Santos.
“O Centro vai fazer parte desse grande roteiro. Uma demanda importante é hidrante e esgoto. O esgoto da região central, apesar de termos rede de captação há problema com uma elevatória na travessa 2 de junho, já identifiquei o problema, há um imbróglio jurídico, mas nós já sabemos qual a solução para que possamos dar a resposta à sociedade, e o esgoto na nossa cidade não pode mais esperar”.
Distritos com autonomia orçamentária
Na entrevista, Hugo Diniz disse que, se for eleito, dará autonomia orçamentária aos distritos de Alter do Chão, do Tapajós, Curuai, Arapixuna, Boa Esperança e Corta Corda, para que eles tenham condições de resolver problemas que afetam o dia a dia dos moradores, e que não podem esperar. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas áreas.
“Criamos um compromisso que nós chamamos de Santarém distrital. Nós precisamos dar autonomia para os distritos. Acabamos de criar, por exemplo, o distrito de Corta Corda. Então, há uma demanda dos municípios para que eles tenham maior independência e autonomia orçamentária, e que haja garantia de que eles tenham equipamentos de saúde, de educação, para que efetivamente esses distritos possam se desenvolver.”
O candidato também falou sobre investimentos em saneamento e pavimentação para melhorar estruturar Alter do Chão.
“Para Alter do Chão que tem uma importância estratégica para a nossa cidade, principalmente no turismo, é fundamental que os investimentos em saneamento e pavimentação sejam feitos. Os relatos que nós temos de quem mora em Alter do Chão é de que o distrito está com abandono em várias áreas.”
Hugo Diniz responde sobre investimentos em Alter do Chão e autonomia orçamentária para distritos
Hugo Diniz propõe ainda que Alter do Chão tenha uma equipe de manutenção permanente, para que o distrito seja um lugar agradável para os visitantes.
“Temos um desafio enorme de fazer banheiros na Ilha do Amor. Precisamos fazer uma articulação com iniciativa privada para levar lotérica, caixas eletrônicos e vamos fazer uma toda uma articulação
Retomada e conclusão das obras do Materno Infantil
Na saúde, Hugo Diniz pretende retomar e concluir as obras do Hospital Materno Infantil iniciadas há 10 anos em Santarém, caso elas não sejam concluídas até o final da atual gestão. Ele disse que a conclusão do prédio é a menor das suas preocupações. Equipar e garantir recursos para o funcionamento é o que mais preocupa.
Hugo Diniz responde sobre conclusão do HMI
“Apesar da nossa prioridade ser a atenção básica e investimentos em equipes de estratégia saúde da família, é importantíssimo que a gente possa fazer investimento na estrutura da rede hospitalar de Santarém. Em relação ao HMI, hoje o que nós precisamos de maneira emergencial é fazer a retomada da obra. O que mais preocupa é equipamentos, como vai ser a gestão. É preciso fazer uma articulação com o governo do estado, por isso é importante ter alguém na prefeitura que saiba fazer essa articulação, porque o município sozinho não tem condições de arcar com as despesas deste hospital.”
Bolsa Atleta Municipal
Triatleta amador, Hugo Diniz encontrou no esporte motivação e bem-estar emocional. Ele propõe a criação do Programa Integrado de Esporte que visa conectar ações que vão desde a educação física na escola, passando pela promoção do bem-estar da população, até a implementação da Bolsa Atleta para os profissionais.
“O esporte mudou a minha vida, desde que comecei a correr em 2016 o esporte tem relação muito forte com a minha saúde mental e uma das minhas propostas para o esporte é a implementação da Bolsa Atleta Municipal. Hoje a realidade dos atletas do município é vender brigadeiros, vender doces, é claro que louvável esse esforço, mas há necessidade além da bolsa atleta, que tenhamos editais que esses atletas e grupos esportivos possam concorrer para que tenham suporte para competir fora”.
Hugo Diniz responde sobre Bolsa Atleta
Ele também quer criar espaços de lazer por toda a cidade e transformar as escolas em centros de referência em leitura, cinema, cultura, esporte, capacitação, cidadania e empreendedorismo na comunidade.
“Nossa ideia é criar mais espaços de lazer pela cidade, principalmente na periferia. Inclusive faço indicação no meu plano de governo que devemos fazer um programa para os esportes de luta, que têm uma inserção muito grandes nas nossas periferias. Aqui em Santarém é o jiu-jtisu, mas temos a capoeira, o karatê. (…) Lá no programa escola aberta, as nossas escolas serão também esses espaços de esporte para a comunidade, nos feriados, nos fins de semana”.
Quem é Hugo Diniz
Hugo Alex Carneiro Diniz, nasceu no Rio de Janeiro, tem 48 anos. Ingressou na Universidade com 14 anos, é professor universitário há 25 anos, com foco na formação de professores. É especialista em Gestão Pública, Doutor em Matemática pela Unicamp.
Foi reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), tendo sua gestão marcada pela retomada da construção de obras paradas, investimento na construção de prédios, entre eles o Restaurante Universitário, os campi de Alenquer e Itaituba; implantação do laboratório de testes para Covid e dengue, em parceria com o Governo do Estado; implantação de energia solar na Universidade.
É pai do Vitor e da Letícia. Também é triatleta amador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.