WorldSkills 2024: jovem leva medalha de ouro na categoria Cabeleireiro

A jovem Bruna Pimentel, de 22 anos, ganhou medalha de ouro na categoria Cabeleireiro na maior competição de profissões técnicas do mundo. A 47ª Competição Internacional da WorldSkills 2024 foi realizada em Lyon, na França, entre os dias 10 e 15 de setembro.

A aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) conta que ao voltar para casa a sensação é de dever cumprido. “Eu sigo em treinamento há dois anos, então, não foi de uma hora para outra, nem apenas uma etapa. Para chegar até a WorldSkills, eu passei por outras competições.”

Uma parte desse dever cumprido carrega um grande significado. Bruna conquistou a primeira medalha de ouro na categoria Cabeleireiro da história do Senac e a única medalha de ouro da delegação brasileira.

O desejo que a levou até o curso profissionalizante começou na infância, quando brincava de mexer no cabelo das amigas. No 2º ano do ensino médio, decidiu ir atrás do sonho de ser cabeleireira.

“Desde nova, sempre fui muito vaidosa e gostava muito de mexer com cabelo. Eu ficava na casa de uma senhora que cuidava de criança, e mexia no cabelo das meninas. Fazia vários penteados. Fui crescendo, recebendo muitos elogios sobre a minha desenvoltura. No meu segundo ano do ensino médio, resolvi entrar para o curso do Senac. Quando eu iniciei o curso, tive a certeza de que era o que eu queria para minha vida.”

A cabeleireira teve performance de excelência nos três dias de provas, onde passou por desafios surpresas e precisou mostrar habilidades profissionais para conseguir completar o que era proposto. No último dia de prova, Bruna precisou fazer penteado para passarelas de moda, e na parte da tarde, um visual para o tapete vermelho do MET Gala.

3 imagens

É o primeiro ouro do Senac na categoria

Bruna em uma das provas da  competição
1 de 3

Bruna é estudante do Senac-RJ

Senac

2 de 3

É o primeiro ouro do Senac na categoria

Senac

3 de 3

Bruna em uma das provas da competição

Senac

Futuro

Para o futuro, o sonho é empreender e ter o próprio salão, mas com a ida para a competição e todos os anos como aluna, surgiu uma nova paixão na vida de Bruna.

“A competição me trouxe o desejo de entrar para o rumo educacional. A educação e a sala de aula transformaram a minha vida e me despertaram o desejo de transformar outras vidas. Então, hoje eu tenho a vontade de me tornar uma educadora na área.”

WorldSkills 2024

O Brasil encerrou a participação com uma medalha de ouro, quatro de prata, três de bronze e 27 medalhas de excelência. O país terminou na segunda colocação no ranking.

A delegação brasileira foi composta por 64 estudantes, sendo 57 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na 47ª edição da WorldSkills.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.