Ao JAC1, Dr. Jenilson defende passe livre, transferência do Centro Pop e a abertura de cozinhas comunitárias


Nesta terça-feira (24), Dr. Jenilson foi o 2º candidato entrevistado ao vivo no JAC1 por Quésia Melo. Também serão ouvidos Marcus Alexandre (MDB), na quarta (25) e Tião Bocalom (PL), na quinta (26). Jarude foi o 1º entrevistado na segunda-feira (23). JAC 1ª edição entrevista Dr. Jenilson (PSB), candidato à prefeitura de Rio Branco
O ex-deputado estadual Dr. Jenilson, candidato do PSB à Prefeitura de Rio Branco, defendeu passe livre para estudantes, defendeu a transferência do Centro Pop para longe outro local fora do Centro de Rio Branco e a abertura de cozinhas comunitárias.
“Hoje o que a gente vivencia é um transporte coletivo ruim. Hoje você [eleitor] está vivenciando muitas questões no seu bairro como buracos nas ruas e falta de água, que no meu ponto de vista, por morarmos em uma capital nunca vão deixar de existir, mas não deveriam ser mais os principais [problemas]”.
Nesta terça-feira (24), Dr. Jenilson foi o 2º candidato entrevistado ao vivo no JAC1 por Quésia Melo. Também serão ouvidos Marcus Alexandre (MDB), na quarta (25) e Tião Bocalom (PL), na quinta (26). Jarude (Novo) foi o 1º entrevistado na segunda-feira (23).
As entrevistas, transmitidas ao vivo pela Rede Amazônica Acre e g1, têm duração de 30 minutos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Acre
Veja os dados completos das pesquisas eleitorais em Rio Branco
Plano de governo: Dr. Jenilson (PSB)
Tarifa zero para estudantes
A primeira questão respondida pelo candidato foi sobre a proposta de tarifa zero no transporte público para estudantes da capital. O projeto consta no plano de governo dele.
“Não é uma invenção da cabeça do candidato. Hoje mais de 100 cidades no Brasil não garantem tarifa zero só para os estudantes, mas para a população em geral. Temos cidades do tamanho de Rio Branco em que hoje gastam R$ 36 milhões de subsídio para poder que 100% da população tenha tarifa gratuita de ônibus”.
Meio ambiente
Ele comentou ainda sobre a questão das queimadas e da fumaça que cobre a capital acreana há mais de três semanas.
“O que estamos vendo acontecer em Rio Branco no que se refere a meio ambiente é um grande desrespeito e eu não tenho visto nenhuma ação do poder público, sobretudo do prefeito da capital, de impedir ou de colocar algumas frentes e multar. Temos crianças e idosos que estão adoecendo”.
Transporte público
A pergunta seguinte foi sobre a solução para os problemas do transporte público na capital acreana.
“Nós vamos fazer uma licitação e que nós tenhamos exigências para que a empresa que se apresente para competir demonstre ter ônibus de qualidade, novos, bons e em quantidade adequada. Porque se você conversa com todo mundo que usa transporte público hoje a narrativa é a mesma, que estão chegando atrasado no trabalho, atrasado na escola, que os ônibus estão quebrando e as ruas esburacadas”.
Pessoas em situação de rua
O próximo questionamento foi sobre a mudança proposta por Jenilson do Centro Pop, que atende pessoas em situação de rua, para outra região da cidade.
“Precisamos levar essas pessoas para um local, ainda não pensamos em um espaço físico. O fato é que não dá para ser ali [no Centro da cidade] por uma série de questões. Um ambiente onde essas pessoas possam ter para além do alimento, a possibilidade de tomar um banho, acompanhamento psicológico, acompanhamento médico”.
Saúde mental
O candidato respondeu então sobre quais propostas tem para o programa de saúde mental do município.
“A gente precisa não só criar os Caps, mas ter uma rede de apoio psicológico que esteja presente também nas unidades de saúde. A gente precisa da figura do psicólogo. A nossa ideia é fazer com que o serviço de psicologia possa fazer parte e entrar no serviço de Saúde da Família”.
Cozinhas comunitárias
Em seguida, ele falou sobre a criação de cozinhas comunitárias
“Tem muita gente passando dificuldade e estamos com essa ideia de abrir pelo menos umas cinco, seis cozinhas comunitárias para poder dar aí esse elemento que é dignidade”.
Banheiros públicos
O candidato defendeu ainda o fim da cobrança de taxa para utilização de banheiros públicos no Terminal Urbano.
“São dois banheiros, um masculino e um feminino. Precários, em más condições e as pessoas que circulam ali são pessoas de baixa renda, cujo dinheiro que têm, muitas vezes é para pagar a passagem. A gente gasta com tantas coisas, prédios pomposos, aluguéis, cargos comissionados. Poxa não dá pra gastar com um banheiro digno para que as pessoas possam fazer suas necessidades”.
Violência de gênero
O candidato falou ainda sobre seu plano emergencial para coibir a violência de gênero.
“A primeira coisa que vamos fazer é restituir a secretaria da mulher e ali iremos pensar todo esse plano emergencial. Quais os pontos que precisamos atacar”.
Propostas para a comunidade LGBTQ+
Jenilson comentou ainda sobre sua proposta para a comunidade LGBTQ+.
“Não vamos tolerar nenhum tipo de desrespeito. Primeira coisa que vamos fazer é chamá-los e construir juntos uma proposta que se sintam respeitados, que se sintam mais visibilizados e se sintam mais inseridos na nossa gestão e na sociedade”.
Contratação de médicos
Médico de carreira, Jenilson comentou sobre a contratação de médicos formados no exterior e como suprir a falta de profissionais no estado.
“Vamos fazer isso. Concurso público é sempre necessário”.
Dr. Jenilson (PSB) foi o 2º entrevistado do JAC1
Eldérico Silva/Rede Amazônica
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.