Renato do Samaritano propõe creche de tempo integral em Governador Valadares, novas UPAS e ampliação do olho vivo


Candidato do Republicanos a prefeito de Governador Valadares foi o primeiro a participar da série de entrevistas do MG1. MG1 faz rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Governador Valadares
MG1 faz rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Governador Valadares
O candidato a prefeito de Governador Valadares pelo Republicanos, Renato do Samaritano, participou do MG1 desta terça-feira (24). Esta semana, o telejornal exibe entrevistas ao vivo com os concorrentes ao cargo na cidade. O ordem foi definida por sorteio.
Durante a conversa com duração de 20 minutos, o candidato teve a oportunidade de responder as perguntas feitas pelo apresentador, Carlos Albuquerque.
Renato respondeu sobre a motivação para se candidatar ao cargo, além de questões sobre o plano de governo relacionadas a área da saúde, infraestrutura, educação, cultura e segurança pública . (veja a entrevista na íntegra acima)
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
SAÚDE
Na campanha eleitoral Renato tem citado a necessidade da construção de mais duas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), questionado, o candidato disse que as novas unidades são necessárias para o município resolver o problema de um “vazio assistencial”.
“As duas UPAS são necessárias. Nós temos um déficit, porque há um vazio assistencial. Nós temos bairros em Valadares, como o Santa Rita, por exemplo, que é maior do que algumas cidades do estado. Nós temos o Hospital São Vicente, que está fechado há muitos anos, e que precisamos ativar lá, com o atendimento médico-hospitalar. Precisamos fazer uma boa gestão do orçamento. O Hospital Municipal custa dezessete milhões por mês e fatura pelo SUS, sete. Então, há um déficit de dez milhões; há um acúmulo de cento vinte milhões, e se eu fizer uma boa gestão do hospital, esse valor que é gasto com o Hospital Municipal, vai cair”.
Medicamento em casa
Ainda na área da saúde, o candidato disse que tem uma proposta de entrega de medicamentos contínuos nas residências dos valadarenses, além da construção de 10 novas UBSs.
“Isso é uma inovação, porque eu vou pegar o agente comunitário de saúde e vou treiná-lo. Esse remédio de uso contínuo – hipertensão, diabétes, hanseníase, tuberculose – quando eu mandar entregar o remédio em casa, o agente vai pegar a caixinha do medicamento do mês anterior, ai eu vou saber se o paciente está tomando o remédio. Porque muitas vezes ele descontrola a pressão, descontrola o problema cardíaco, e ai eu vou saber se ele está tomando ou não o remédio e ai, o médico da família, tem que ir na casa dar assistência na atenção primária. Além disso eu vou construir dez novas unidades básicas de saúde em valadares cujo recurso já se encontra nos cofres do município”.
EDUCAÇÃO
O horário de funcionamento das creches até às 17h – atualmente até às 15h – tem um dos planos de governo do canditado. Questionado sobre o assunto, Renato disse que fará novas contratações para oferecer o tempo integral.
“Nós teremos que fazer novas contratações. Porque a turma que já está trabalhando nas creches até às 15h, não é a mesma que vai trabalhar até às 17h. Também é preciso providenciar outra alimentação para as crianças, ter um monitor na cheche, mas temos a necessidade, as mães me fazem o apelo constantemete nas ruas. Isso é um problema social, e nós vamos trabalhar o orçamento para que a gente possa fazer esse trabalho”.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Leste e Nordeste de Minas
Segurança pública
Questionado sobre uma política de segurança pública municipal presente no plano de governo, o candidato disse que vai ampliar o sistema de “Olho Vivo” na cidade, e ter uma secretaria de esporte com um projeto voltada para retirar jovens das ruas e inibir a criminalidade.
“Nós vamos ampliar o olho vivo na cidade. Porque você vai monitorar toda a cidade, ver realmente se exiete algum suspeito chegando e tomar as providências. Isso já funciona em parte, mas nós vamos estender para todos os outros locais que consideramos estratégicos. Pretendo ter uma secretaria específica do esporte. Tirar as crianças das ruas praticando o esporte, eu acredito que nós teremos craques aqui”.
Renato do Samaritano em entrevista ao MG1
Fagner Vianna/Inter TV dos Vales
CULTURA
A construção de um novo museu na cidade, uma nova sede, também foi um tema falado na entrevista.
“O maior patrimônio cultural que nós temos, é a açucaceira. Existem três milhões de reais depositados para a fazer a reforma da açucareira. Além disso, a Renova tem o recurso para fazer o museu lá na praça, eu acho que o local não é ali, o local é na açucareira. E nós vamos levantar esse recurso e colocar esse museu aonde ele deve ficar”.
INFRAESTRUTURA
Renato, no plano de governo, promete 100% de ruas de Valadares pavimentadas. Além disso, o candidado fala na entrega
“As obras de pavimentação continuam. E é até louvável a atitude do atual prefeito fazer essas pavimentações, 100% das ruas pavimentadas. Então é um programa que nós vamos continuar, vamos dar sequência”.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.