Primavera dos Museus: sete instituições no Sul de SC participam de programação

Com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, a 18ª edição da Primavera dos Museus teve inicio nessa segunda-feira (23). A semana, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), reúne museus de todo o Brasil e busca ampliar o acesso à cultura no país. O evento segue até o dia 29 de setembro.

Ao todo, são mais de duas mil atividades, em 930 instituições participantes. No Sul de Santa Catarina, são sete locais, dos municípios de Criciúma, Morro Grande, Laguna, Orleans e Tubarão, que participam da programação com exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas.

Confira as instituições que participam da Primavera dos Museus

Museu da Infância – Criciúma

Museu da Infância participa da Primavera dos Museus

Museu da Infância fica localizado no bloco Z, sala 012, da Unesc – Foto: Divulgação

O Museu da Infância da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) é um espaço de preservação, produção e circulação da produção científica e artístico-cultural para, sobre e da infância. Tem o objetivo de contribuir para ampliação do repertório artístico-cultural de crianças e adultos, na reformulação dos processos de formação de professores, nos projetos de ação pedagógica das escolas.

Museu de Zoologia – Criciúma

Museu de Zoologia participa da Primavera dos Museus

Museu de Zoologia está aberto a visitação das 9h às 18h durante a Primavera dos Museus – Foto: Divulgação

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski também pertence à Unesc. Seu acervo foi se constituindo, a partir do ano de 1993, no curso de Ciências, por meio da disciplina de Zoologia. Em 2023, o Museu iniciou a obra de implantação de sua nova unidade no Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma.

Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande – Morro Grande

Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande participa da Primavera dos Museus

Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande conta com oficina de paleontologia durante programação da Primavera dos Museus – Foto: Divulgação

O Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande tem como principal objetivo estabelecer diálogos entre o passado, o presente e o futuro, por intermédio de iniciativas, exposições e projetos que visem valorizar e promover o patrimônio cultural, natural e científico municipal e do território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul.

Casa de Anita – Laguna

Casa da Anita participa da Primavera dos Museus

A Casa de Anita conta com um espetáculo de dança Volta ao Mundo, no dia 26, e com a apresentação da Sociedade Musical Carlos Gomes, no dia 28, na programação da Primavera dos Museus – Foto: Divulgação

O espaço é um núcleo do Museu Histórico Anita Garibaldi e conta a saga da heroína de dois mundos, a lagunense Anita Garibaldi, sua vida e seu envolvimento da Revolução Farroupilha, em uma das edificações mais antigas da cidade, lugar onde ela se vestiu de noiva para o primeiro casamento.

Casa Candemil – Laguna

Casa Candemil participa da Primavera dos Museus

A Casa Candemil está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 – Foto: Divulgação

Com a construção erguida no final do século XIX, a Casa Candemil é, desde a década de 1990, quando foi doada ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a sede do Acervo do Arquivo Público Municipal de Laguna. Desde então, o edifício abriga centenas de documentos que recontam a história da cidade e sua população, em um rico acervo que é testemunho da história local.

O casario é um dos representantes da arquitetura da cidade e possui toda a estrutura necessária para receber moradores e pesquisadores da memória local. A obra de restauração da edificação foi realizada pelo IPHAN, do PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal, e finalizada e inaugurada, em 2019. Em outubro de 2021, foi realizada a entrega dos arquivos digitalizados, que marca a reabertura do espaço para consulta pública.

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – Orleans

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel participa da Primavera dos Museus

Para a Primavera dos Museus, a programação conta com uma ação educativa no dia 28, além da exposição – Foto: Divulgação/Unibave

Mantido pela FEBAVE (Fundação Educacional Barriga Verde), o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é uma instituição de caráter tecnológico, histórico e documental que preserva, pesquisa e divulga o patrimônio cultural de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração em Orleans e Sul de Santa Catarina. A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida dos colonizadores, do final do século XIX e meados do século XX.

Museu Ferroviário de Tubarão – Tubarão

Museu Ferroviário de Tubarão participa da Primavera dos Museus

Museu Ferroviário de Tubarão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h – Foto: Divulgação

O Museu Ferroviário de Tubarão, mantido pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a vapor, é uma instituição com gestão privada que tem como missão preservar, pesquisar e comunicar, por meio de diferentes ações, o patrimônio cultural material e imaterial representativo da memória ferroviária Sul catarinense, das empresas ferroviárias (DTCRC – EFDTC – RFFSA – FTC), seus trabalhadores e seus territórios, com o objetivo de propiciar à sociedade a interpretação e reinterpretação do contexto histórico e simbólico desses patrimônios e suas comunidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.