Homem é flagrado soltando fogos de artifícios em pássaros no interior do Amazonas; VÍDEO

Flagrante foi registrado na tarde desta segunda-feira (23), na área externa de um restaurante no município Itacoatiara. Vídeo registra homens soltando foguetes contra pássaros em uma árvore
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um homem solta fogos de artifício em direção a dezenas de pássaros que estavam em uma árvore na área externa de um restaurante, em Itacoatiara, no interior do Amazonas. O caso aconteceu no final da tarde de segunda-feira (23).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
As imagens mostram o momento em que dois homens estão no local preparando os fogos. Após acender o item, um dos homens aponta o objeto para a árvore onde os animais estavam localizados. Neste momento, a copa da árvore é atingida e os pássaros fogem do local.
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Itacoatiara informou que notificou o o estabelecimento sobre o ocorrido. De acordo com o órgão, os procedimentos para apurar o crime ambiental serão iniciados.
“Estamos em diligência aqui no estabelecimento comercial para identificar a pessoa do vídeo para que ela receba o inicio do procedimento que será apurado através da lei de crimes ambientais. As aves estão em período migratório e elas procuram a copa da arvore para pernoitar de forma segura, então a gente pede que as pessoas tenham mais paciência com a fauna”, disse o secretário.
Em nota, o restaurante onde o caso aconteceu classificou o episódio como isolado e destacou que a ação não faz parte da conduta do estabelecimento ao longo dos 40 anos do serviço prestados na cidade de Itacoatiara.
“Infelizmente, esta semana, uma ação isolada no intuito de espantar passarinhos de uma das nossas palmeiras resultou no uso indevido de fogos de artifício. Esse ato não condiz com os valores do Restaurante Panorama e com a nossa política de respeito ao meio ambiente. Reconhecemos o erro e lamentamos profundamente o ocorrido. E ressaltamos que nenhum pássaro morreu.”
A direção do local também ressaltou que a equipe passará por um treinamento para que o episódio nunca mais se repita.
“Estamos cientes do impacto dessa ação e já tomamos providências imediatas para que isso nunca mais aconteça. Reforçaremos nosso treinamento interno e as orientações à nossa equipe, reafirmando nosso compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar de todos.”
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara informou que tomou conhecimento e já está realizando diligências para apurar o caso
O g1 entrou em contato com o gerente do restaurante, mas ele não quis comentar sobre o ocorrido.
LEIA TAMBÉM
Justiça condena quatro pessoas e aplica mais de R$ 11 milhões em multas por crimes ambientais no AM
Manaus registra três incêndios criminosos nesta segunda-feira e PM prende um suspeito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.