Além da estética: consultoria de beleza empodera e traz independência

Nos últimos 50 anos, a Natura investe no empreendedorismo e no empoderamento feminino, e já mudou a vida de milhões de pessoas por meio da Consultoria de Beleza.

Predominantemente composto por mulheres, em 2023 o setor movimentou cerca de R$ 20 bilhões, liderado pelo segmento de cosméticos e cuidados pessoais. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

A atividade vem se transformando ao longo do tempo e potencializando o alcance por meio de inovações tecnológicas. Hoje, as consultoras vão além do porta a porta, elas conseguem fazer as vendas por aplicativos como WhatsApp e catálogos digitais, confirmando a marca como referência na comercialização direta para o consumidor.

Em 2023, a Natura somou mais de 1,3 milhão de espaços digitais de consultoras de beleza, sendo 80% deles no Brasil. No mesmo ano, a presença da empresa no WhatsApp foi certificada pela Meta, tornando-se a primeira marca de cosméticos certificada nessa plataforma.

Os ganhos da consultoria de beleza vão além da renda. Quanto aos investimentos da marca no segmento em toda a América Latina, há iniciativas como o programa Natura Educação Crédito Educacional, que auxilia as consultoras e as respectivas famílias a concluírem cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e de idiomas.

Também na área de educação, o “Programando meu Futuro” é um esforço voltado à formação tecnológica dos filhos das consultoras e de líderes de negócios, com foco na inclusão e no desenvolvimento de habilidades digitais.

Já a Central de Apoio Social acolhe consultoras e líderes que buscam apoio em diferentes frentes.

Na Central, assistentes sociais avaliam o contexto e direcionam para serviços especializados como telemedicina, atendimento psicológico, suporte contra a violência doméstica, recursos financeiros para alimentação e despesas médicas para as consultoras.

Além disso, com o avanço da combinação entre Natura e Avon, mais de 800 mil consultoras de beleza já estão dentro da Emana Pay (plataforma de serviços financeiros da Natura) no Brasil, com adesão orgânica. Cerca de 40% delas usam a ferramenta a cada ciclo de vendas, aumentando a produtividade dos negócios em 10%.

A plataforma fornece serviços como pagamento de contas, recarga de celular, espaço digital para acompanhamento e gestão de pedidos feitos, vale-compras para clientes e ferramentas de educação financeira. Também simplifica a gestão de pagamentos dos clientes, com recebimento via Pix ou TED e link de pagamentos em até 12 parcelas.

O principal impacto, porém, está no poder da plataforma de atuar na capacitação financeira: somente em 2023, mais de 24 mil consultoras de beleza consumiram conteúdos sobre o tema.

Com essas e outras iniciativas, em 2022, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-CB) mostrou um aumento de 8,9% na qualidade de vida da rede Natura e Avon.

Bárbara Pereira é um exemplo de quem teve a vida transformada por meio do trabalho de consultora Natura e Avon. Dos 43 anos de vida, 29 são dedicados a esse universo. Tudo começou ainda na adolescência, quando ela acompanhava a mãe e a tia nas vendas.

A moradora de Salvador descreve que a trajetória dela pode servir de inspiração para outras mulheres. “Eu mergulho no meu universo e no universo da beleza, do autocuidado e busco reverenciar cada produto extraído da biodiversidade nacional, os impactos sociais que a marca nos possibilita, o cuidado com o outro, com o meio ambiente, a busca da preservação das comunidades tradicionais e ribeirinhas”, conta. 

“Minha história pode inspirar outras mulheres demonstrando para as pessoas que, como eu consegui conciliar a minha rotina de mulher negra, mãe solo, estudante universitária, servidora pública, pós-graduada e mobilizadora social com as atividades de consultoria Natura e Avon, outras também podem e devem me seguir.”

Bárbara Pereira, consultora Natura e Avon

Bárbara tem uma história cheia de conquistas. Com a independência financeira garantida ainda jovem, ela conseguiu fazer faculdade, além de financiar um carro. 

Bárbara destaca, ainda, a importância da atuação de Natura e Avon em projetos sociais. Segundo ela, essa abordagem proporciona várias oportunidades.

“Através do Programa Acolher pude levar voz à causa social de educação antirracista para que as pessoas ouçam, se encantem e reverberem a ideia do projeto Brincaderê, que institui a preservação das culturas afro-brasileira e afro-indígena de identidade étnica fomentada pelos pilares da educação, bem-estar e respeito”, comemora. 

O “Programa Acolher” foi estruturado em 2010 para premiar e reconhecer consultoras que possuem projetos sociais consolidados.

Volta por cima 

“Meu trabalho ajuda as pessoas a se amarem mais. Eu não vendo só mais um produto, eu levo a beleza e o bem-estar às pessoas.” Assim, Jaqueline Alexandre, de 38 anos, entende o trabalho como consultora Natura e Avon, atividade que ela exerce há oito anos em Florianópolis (SC). Hoje, o trabalho representa independência financeira na vida de Jaqueline.

Ela, que sempre amou o mundo da beleza, encontrou uma grande oportunidade na venda dos cosméticos Natura e Avon. Jaqueline relata que começou a ser consultora em um dia comum de trabalho no salão de beleza.

“Eu trabalhava em um salão de beleza como manicure e um dia uma moça foi até lá para cadastrar a outra manicure, eu pensei ‘por que não?’. Quando cheguei em casa me cadastrei no site”, relembra. 

Em 2022, Jaqueline descobriu um câncer de mama, que não a impediu de continuar essa jornada. Muito pelo contrário. Ela conta que o instituto Avon teve grande importância na trajetória dela.

“O Instituto Natura (na época, chamado Instituto Avon) teve um papel muito importante em relação a conhecer os meus direitos como paciente oncológica. Sempre levei a doença e o tratamento com muita vontade de viver e não deixei a doença tomar conta de mim e tentei continuar a minha vida como conseguia naquele momento.”

Jaqueline Alexandre, consultora Natura e Avon

Não deixe para amanhã 

Consultora Natura e Avon há 28 anos, Rosa Amélia, 63, é mais um exemplo de virada de página por meio dos serviços prestados para outras mulheres.

Com o dinheiro das vendas, a moradora de Nilópolis (RJ) consegue ajudar nas finanças de casa, fazer viagens e presentear pessoas amadas, como o marido, a filha e o neto.

A história começou de forma inesperada. Quando a ideia surgiu, quem fazia as vendas era a irmã de Rosa. Depois de um tempo, a consultora mudou a rota e começou a levar as revistas para o trabalho.

“Encontrei muito prazer naquilo que fazia. Hoje estou aposentada, mas não consigo viver sem a Natura. Já está no meu DNA. Amo fazer minha consultoria”, frisa.

Ela descreve o trabalho de consultoria como algo “feliz” e, é a partir disso, que ela mantém a ousadia de incentivar outras mulheres a cuidar-se e se amar. Segundo ela, é importante que as pessoas interessadas em dar o primeiro passo “não deixem para amanhã”.

A história de cada uma delas mostra como o trabalho de consultoria de beleza exerce um papel de ponte para conectar mulheres em busca de liberdade, empatia, identidade e independência financeira. Hoje, Natura e Avon contam com 1,8 milhão de profissionais da marca espalhadas por todo o Brasil.

Cada uma delas carrega uma história inspiradora. Por isso, em 22 de setembro, foi celebrado o Dia da Consultora e do Consultor de Beleza da Natura e Avon. É um dia simbólico que busca valorizar a história de cada uma delas.

Natura

Site | Instagram

Consultoria Natura e Avon

Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.