6 características de pais imaturos: como detectar se você é um deles

Se tornar pai ou mãe não é sinônimo de ganhar maturidade, necessariamente. Em alguns casos, como em que os pais não estão prontos para terem filhos, alguns comportamentos podem surgir e se tornarem nocivos para as crianças, como competitividade e falta de atenção.

Pais imaturos brigando na frente da filha

Pais imaturos podem gerar problemas nos filhos – Foto: Reprodução/ND

Existem sinais claros que o ajudarão a identificar se você está adotando comportamentos imaturos, ou se seus pais foram negligentes.

Segundo o psicólogo e escritor Seth J. Gillihan, especializado em terapia cognitivo comportamental, esses comportamentos são geralmente observados em pais que passaram por traumas ou experiências problemáticas na infância e, por isso, não desenvolveram habilidades emocionais maduras.

6 características de pais imaturos

1. Falta de consistência

Pais imaturos frequentemente mudam suas regras e expectativas, causando confusão nos filhos sobre o que é permitido ou não.

2. Comportamento egoísta

Eles tendem a priorizar suas próprias necessidades e desejos acima dos dos filhos, o que pode levar a negligência emocional.

3. Baixa capacidade de autocontrole

Podem demonstrar explosões emocionais e dificuldades em lidar com frustrações, transmitindo instabilidade aos filhos.

4. Dependência emocional

Em alguns casos, esperam que os filhos cumpram um papel emocional que não lhes cabe, como serem conselheiros ou cuidadores.

5. Comunicação deficiente

A falta de clareza na comunicação e a incapacidade de ouvir e responder adequadamente às necessidades emocionais dos filhos são comuns.

6. Falta de empatia

Podem não conseguir reconhecer e validar os sentimentos dos filhos, o que afeta o desenvolvimento emocional da criança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.