Desfile, casamento e muito mais: como foi o primeiro final de semana da Oktoberfest em Munique

O primeiro final de semana da 189ª Okotberfest em Munique foi regada por momentos marcantes como o grande desfile folclórico colorido, a batida tradicional do primeiro barril de cerveja e um belo casamento protagonizado por um morador de Blumenau e sua amada esposa.

Foto do desfile de início da Oktoberfest em Munique

Desfile, casamento e muito mais: como foi o primeiro final de semana da Oktoberfest em Munique – Foto: Moritz Röder/Reprodução ND

Com início no sábado (21), a maior festa cultural da Alemanha segue até o dia 6 de outubro, com com muita gastronomia, música e o famoso chope.

O prefeito de Munique, Dieter Reiter, bateu no primeiro barril com apenas dois golpes habilidosos, dando início a mais uma edição do evento, que surgiu há mais de 200 anos.

Abertura da maior festa cultural da Alemanha aconteceu no sábado (21) - Stefan Dohl/Reprodução ND

1
3

Abertura da maior festa cultural da Alemanha aconteceu no sábado (21) – Stefan Dohl/Reprodução ND

Carruagens das cervejarias participaram de tradicional desfile  - Moritz Röder/Reprodução ND

2
3

Carruagens das cervejarias participaram de tradicional desfile – Moritz Röder/Reprodução ND

Desfile marcou início da nova edição da Oktoberfest em Munique  - Moritz Röder/Reprodução ND

3
3

Desfile marcou início da nova edição da Oktoberfest em Munique – Moritz Röder/Reprodução ND

Antes de celebrar a abertura do primeiro barril, foi realizado o tradicional desfile para Theresienwiese, onde acontece a festa. Milhares de pessoas acompanharam a procissão das mais belas carruagens das cervejarias e dos grupos musicais.

Prefeito ao lado de ministro após abertura do primeiro barril de cerveja

Prefeito realizou tradicional batida de abertura do barril na Okotoberfest em Munique – Foto: Michael Nagy/Presseamt Munique/Reprodução ND

Mais de 9 mil pessoas participaram de desfile folclórico

No domingo (22), mais de 9 mil figurinistas tradicionais, atiradores, agitadores de bandeiras, caçadores e membros de bandas e bandas marciais participaram de um desfile pelo centro da cidade, em um percurso de 7 quilômetros de extensão.

Considerado um dos maiores desfiles de trajes tradicionais do mundo, 60 grupos participaram da procissão, vindos de muitas partes da Alemanha e também de outros países.

Entre os convidados estiveram grupos da Áustria, Tirol do Sul, Itália, Suíça, Eslovênia, Croácia, Transilvânia, Polônia, Ucrânia e Sérvia.

Além das belas carruagens das cervejarias de Munique, mais de 40 carros alegóricos e carruagens festivamente decorados enfatizaram a singularidade do desfile.

Desfile folclórico realizado no domingo (22) contou com 60 grupos participantes  - Moritz Röder/Reprodução ND

1
3

Desfile folclórico realizado no domingo (22) contou com 60 grupos participantes – Moritz Röder/Reprodução ND

Pessoas da Alemanha e de outros países percorreram 7 quilômetros durante procissão  - Moritz Röder/Reprodução ND

2
3

Pessoas da Alemanha e de outros países percorreram 7 quilômetros durante procissão – Moritz Röder/Reprodução ND

Trajes típicos folclóricos celebraram cultura e história alemã - Moritz Röder/Reprodução ND

3
3

Trajes típicos folclóricos celebraram cultura e história alemã – Moritz Röder/Reprodução ND

Blumenauense celebra casamento na abertura da Oktoberfest em Munique

O dia de abertura da maior festa cultural da Alemanha foi marcado pela mais bela declaração de amor entre um casal, o casamento. Entre canecas levantadas e risos contagiantes, o blumenauense Ernandes Batista e a companheira Úrsula Heckler selaram seus votos matrimoniais.

Casal de Blumenau em cerimônia realizada na Oktoberfest em Munique

Eles se casaram com trajes típicos em uma cerimônia na igreja, na abertura da Oktoberfest em Munique – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND

O amor entre eles nasceu na Oktoberfest de Blumenau, em 2018, e foi florescendo. Contudo, por motivos de estudos, Úrsula foi para a Alemanha e os dois precisaram seguir com o relacionamento à distância.

De férias, Ernandes decidiu ir para Alemanha visitar a amada e comemorar seu aniversário ao lado dela. Úrsula teve uma ideia e resolveu aproveitar a oportunidade para se casar aos moldes da tradição alemã.

Ao portal ND Mais, Úrsula contou que eles já tinham se casado no civil, em 9 de setembro, mas queriam se casar na igreja. “Fui planejando a ideia com alguns amigos e o Ernandes não sabia de nada”, disse.

Tradição de cortar o lençol foi celebrado durante a Oktoberfest em Munique - Arquivo Pessoal/Reprodução/ND

1
2

Tradição de cortar o lençol foi celebrado durante a Oktoberfest em Munique – Arquivo Pessoal/Reprodução/ND

Tradição consiste em cortar o lençol em formato de coração  - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

2
2

Tradição consiste em cortar o lençol em formato de coração – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Uma das tradições no casamento alemão é o noivo procurar a noiva pela cidade. Como o amor deles está conectado, não foi difícil para Ernandes achar sua amada. Ela estava na igreja favorita do casal, em Munique, a “Theatinerkirche”

Com trajes típicos, o casal recebeu a benção do padre na igreja e seguiu para a próxima tradição do matrimônio: o “Betttuchzerschneiden”, onde eles precisam cortar um lençol em formato de coração.

Oktoberfest em Munique surgiu a partir de um casamento

A origem da festa está relacionada ao festejo do casamento de um príncipe herdeiro, celebrado no dia 17 de outubro de 1810, com uma grande corrida de cavalos. Foi a partir disso que surgiu a primeira festa popular de origem não religiosa na Alemanha, a chamada Oktoberfest.

Na ocasião, foi elaborada a corrida para comemorar o casório do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde rei Ludwig 1º, com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen.

A celebração aconteceu em um parque batizado Theresienwiese, em homenagem a noiva. Neste mesmo lugar ocorreram todas as edições da Oktoberfest em Munique.

A corrida de cavalos e toda a celebração foi um sucesso tão grande que marcaram outra festa para dali um ano, e assim surgiu uma das mais famosas tradições alemãs.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.