Moradores de Várzea Paulista reclamam de sujeira e mau cheiro na água da cidade: ‘Tem sido difícil’


Apesar de transparente, água apresenta partículas de sujeira e forte cheiro de lodo e esgoto. Em nota, a Sabesp reconhece irregularidades na qualidade da água, captada diretamente no Rio Jundiaí. Moradores reclamam do mau cheiro na água distribuída pela Sabesp em Várzea Paulista
Moradores de Várzea Paulista (SP) reclamam, há cerca de duas semanas, da qualidade da água que está saindo das torneiras. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), há problemas na captação, feita diretamente no Rio Jundiaí.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A TV TEM visitou a casa de um dos moradores, na Vila Santa Catarina, para entender a situação. No local, foi possível enxergar pontos de sujeira e um forte cheiro de lodo e esgoto, apesar da aparência transparente.
“Os últimos 15 dias tem sido difíceis. Estamos sofrendo uma situação complicada, com odor forte e sujeira na água. Tem sido impossível. Ao tomar banho, é possível sentir claramente o cheiro da água, mesma coisa para lavar roupa. É desagradável. No vaso sanitário, é possível ver sujeiras na água”, lamenta o morador Ezequiel Santana.
Moradores de Várzea Paulista (SP) reclamam da água nas casas da cidade
Reprodução/TV TEM
Com o uso de um filtro, é possível reduzir a quantidade de partículas e a intensidade do cheiro incomum, no entanto, eles ainda persistem, impossibilitando o consumo dos moradores de toda a região. Para não atrapalhar a rotina, Ezequiel tem comprado galões de água mineral.
“Gasto uma média de R$ 20 a R$ 30 reais em água, sem nenhuma necessidade. Tenho o filtro e todos os aparatos, porém, não está servindo de nada. Tem sido muito difícil. Pagamos um produto caro e não temos o retorno que a população precisa”, comenta.
Em nota, a Sabesp reconhece as irregularidades e afirma que houve uma alteração na captação da água, feita diretamente no Rio Jundiaí. A autarquia informa que tem feito vistorias na rede de distribuição e nos locais onde os moradores relataram problemas.
Ainda conforme a nota, a companhia afirma que o cheiro da água não traz riscos à saúde e está própria para consumo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.