Modo Avião: por que ele existe e como funciona?

Modo Avião: por que ele existe e como funciona?Maurício Brum

Antes de uma decolagem, além das boas-vindas do comandante, orientações de segurança dos comissários e outras informações como a expectativa de tempo de viagem e temperatura no destino, outra ordem é recorrente: celulares devem permanecer desligados ou, caso tenham essa função, podem permanecer ligados no Modo Avião.

É um temor que existe desde o começo da telefonia celular: como pode haver uma interferência entre a frequência usada pelos aparelhos e aquela empregada nas comunicações da aeronave, em tese existiria um risco de problemas no voo ou até acidentes.

No passado, a orientação absoluta era por manter os dispositivos apagados, até porque não faria muita diferença para o passageiro – não costuma haver sinal na altitude em que a viagem ocorre.

Mas, com o advento dos smartphones, que incluíram muitas outras funções além da simples chamada telefônica, as regras começaram a ser flexibilizadas. O Modo Avião foi criado como uma forma de permitir que o aparelho siga ligado, mas sem poder utilizar algumas funções.

Como funciona o Modo Avião?

O objetivo do recurso é desabilitar qualquer comunicação sem fio que o aparelho possa fazer, interrompendo o uso de dados móveis, bluetooth e wi-fi, além de funcionalidades como o GPS e o NFC.

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Em aparelhos mais recentes, porém, já é possível seguir usando o bluetooth e o wi-fi com o Modo Avião ligado – algumas companhias aéreas inclusive oferecem rede sem fio para acessar a internet durante o próprio voo. Normalmente, as regras são mais rígidas durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem, quando esse serviço também pode acabar sendo desabilitado.

Para o usuário, o recurso também ajuda a poupar bateria: se o celular está ligado sem acionar o Modo Avião, ele seguirá procurando as redes mais próximas, mesmo sem detectar sinal em função da altitude.

O Modo Avião é realmente necessário?

Apesar de essa preocupação existir desde a popularização dos celulares, não há registros de acidentes envolvendo aviões comerciais que tenham sido causados diretamente pelo uso de telefones móveis a bordo.

A evolução da tecnologia, tanto das aeronaves quanto dos celulares, também ajudou a tornar cada vez mais remota a possibilidade de um desastre. Mas, como tudo envolvendo aviação, a palavra de ordem é precaução: mesmo que as chances sejam mínimas, vale mais prevenir do que remediar.

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Por isso, muitas entidades regulatórias e companhias aéreas mantêm a proibição ao uso de várias funções do celular – podendo haver sanções para passageiros que forem pegos desrespeitando as regras do país onde estão viajando.

Mas isso pode estar mudando aos poucos: em 2023, a União Europeia passou a autorizar o uso de telefones com 5G inclusive durante a decolagem, determinando frequências específicas para uso em voos, que não teriam qualquer risco de interferência. O próprio avião pode ter a chamada rede “pico-celular”, que ajuda a retransmitir o sinal para os passageiros.

Hoje, o debate também gira em torno da inconveniência: mesmo sendo tecnicamente possível realizar chamadas com a tecnologia atual, muitas linhas aéreas têm receio de criar uma experiência desagradável para os demais passageiros ao permitir que alguém faça ligações – potencialmente barulhentas – dentro de um ambiente confinado e compartilhado.

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