Avó faz linha do tempo com registro anual da neta em fotos ao lado de ipê-branco florido e exalta chegada da primavera


Imagens mostram o desenvolvimento da criança e da árvore em Presidente Epitácio (SP). Avó registrou durante cinco anos as fotografias da neta ao lado do Ipê-branco, em Presidente Epitácio (SP)
Arte/g1
Muitos dizem que tirar foto ao lado de flores “é coisa de mãe”, ou “moda do passado”, mas e se dissermos que fazer fotografias perto das plantas é, sim, “coisa de criança” também?
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Esse é o pensamento defendido pela avó Rose Cortes, de 62 anos, que teve a criativa ideia de registrar o crescimento da neta, Amália Marcelino Ponte, ao lado de uma árvore de ipê-branco (Tabebuia roseo-alba), plantada próxima à residência em que mora, em Presidente Epitácio (SP).
No registro, cada foto da montagem mostra o desenvolvimento da criança e, ao mesmo tempo, do ipê florido na estação da primavera, com os galhos cheios de flores e o tronco mais encorpado devido à evolução.
Segundo a avó materna, a ideia de fazer a montagem da neta surgiu há cerca de seis anos, quando a vizinha plantou a muda na calçada. A neta nasceu no dia 8 de outubro de 2019 e, no ano seguinte, quando ela tinha 11 meses, deu-se a primeira florada da espécie e, consequentemente, a primeira fotografia da criança com as flores foi feita.
“No ano seguinte, quando vi a árvore carregada novamente, tive a ideia de tirar foto e postei nas redes sociais. Todos elogiaram e decidi que faria isso todos os anos. As flores duram pouquíssimo tempo, então, tenho que ficar de olho para aproveitar a oportunidade”, destacou ao g1.
Para a moradora, a beleza das flores deve ser contemplada por todas as gerações, independentemente da idade. Desde cedo, a avó ensinou a Amália a importância da preservação da natureza e do cultivo das espécies.
“Amália vai à escola de manhã e à tarde fica conosco, os avós. Nós e os pais dela ensinamos a importância da natureza. Plantamos uma muda de ipê que ela cuida todos os dias em casa e, no Dia da Árvore, plantamos mais dois vasos com sementes. Ela já está ansiosa para ver brotar”, ressaltou.
Amália na calçada da casa da avó ao lado de ipê-branco, em Presidente Epitácio (SP)
Rose Cortes
Pegar a flor apenas quando ela cair no chão 🌸
Para Amália, a protagonista das fotografias, a época mais bonita do ano é a primavera, por conta das flores, mas já deixou logo o recado: ”Depois dá pra pegar a flor que está no chão, mas não no pé”.
O amor da pequena pelas plantas é tanto que, sempre que ela tem oportunidade, gosta de fazer desenhos e colar as pétalas das flores que encontra no papel.
“O desenho com as flores fica bonito, eu colo até alguns acessórios que eu não uso mais, encontro alguns cabinhos de flores, eu coloco tudo. Minha flor favorita é o ipê, de todas as cores. Na minha escola, tem bastante ipê nas cores amarela e branca, é muito bonito”, concluiu Amália.
Desenho que Amália fez em homenagem às flores
Rose Cortes
Chegada da primavera 🌷
Neste domingo, dia 22 de setembro, o inverno deu espaço para a primavera encantar os espaços com flores, temperaturas elevadas e a presença de animais que vêm especialmente nesta época se alimentar do pólen das plantas. No Oeste Paulista, a previsão é de que o clima continue quente, mas com a presença de chuvas em alguns dias.
Segundo o climatologista, Vagner Camarini, a expectativa para a primavera é de que seja a mais típica registrada nos últimos anos na região de Presidente Prudente (SP), com temperaturas e chuvas dentro da média, principalmente, pelo término do fator El Niño.
“Com a chegada da primavera e a previsão das chuvas, com consequência do aumento da umidade tanto no ar quanto no solo, os riscos de grandes focos de incêndio irão diminuir. No início da estação, o acúmulo de chuva será menor, entretanto, no decorrer dos meses, os volumes serão mais significativos e deverão ser bem distribuídos”, explicou.
Ainda, sobre o calor para os próximos meses, a previsão é de que o Oeste Paulista registre temperaturas máximas elevadas, mas não um clima extremo.
O climatologista finalizou dizendo que são esperadas temperaturas um pouco acima da média, principalmente, no início da estação.
Ipê-branco ao lado da casa da moradora Rose Cortes, em Presidente Epitácio (SP)
Rose Cortes
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.