MT recebe apoio de bombeiros de SC para combater incêndios que atingem quase metade dos municípios do estado


Com 43,9 mil focos de incêndio, Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano. Uma equipe com 20 agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram encaminhados para Cuiabá
Christiano Antonucci | Secom-MT
Uma equipe com 20 agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi encaminhada para Cuiabá, nesta segunda-feira (23), para ajudar no combate aos incêndios florestais que atingem uma parcela significativa do território de Mato Grosso. De acordo com o Governo de SC, os bombeiros devem permanecer 30 dias na missão, que faz parte da Força Nacional.
Segundo o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre esse domingo (22) e esta segunda-feira (23), 50 municípios de Mato Grosso foram atingidos com ao menos um foco de incêndio. As cinco cidades mais afetadas foram: Cáceres, com 92 focos, Colniza (61), Barão de Melgaço (58), Aripuanã (47) e Comodoro (31).
De acordo com o Governo de Santa Catarina, a equipe de militares foi encaminhada para Mato Grosso com oito viaturas equipadas com um kit especial e específico para a realização de combate a incêndios, que inclui um reservatório de água e mangueira, permitindo a atuação em áreas sem acesso a fontes hídricas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O kit também conta com uma motobomba de água limpa, batedores, retardantes, mochilas costais e caixas para captura de animais, utilizadas durante os resgates. Além disso, a equipe dispõe de drones, sopradores e equipamentos de proteção individual, totalizando mais de 100 itens que asseguram a capacidade de atuação autônoma em situações de emergência.
Mato Grosso é o estado que mais queima
Com 43,9 mil focos de incêndio, Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, conforme dados do Programa BDQueimadas. Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.
🔎 De acordo com o Inpe, o número de focos de incêndio registrados no período de 1º a 30 de agosto de 2024 foi o maior índice para este mês nos últimos dez anos no estado. O cenário se combina com uma estiagem severa, que também atinge outras partes do país na que já é maior seca da história, segundo o Cemaden.
De acordo com o levantamento do BDQueimadas, agosto também foi o 5° mês, neste ano, que Mato Grosso liderou a lista de estados com mais focos de incêndio. Dois brigadistas morreram, nos dias 22 e 26 de agosto, combatendo incêndios no estado.
1,6 milhão de hectares devastados pelo fogo
Com o alto índice de queimadas, Mato Grosso teve, somente no mês de agosto, mais de 1,6 milhão de hectares atingidos e devastados pelo fogo, segundo uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base nas pesquisas da Administração Nacional dos Estados Unidos de Aeronáutica e Espaço (Nasa).
No entanto, o acumulado do ano todo foi de aproximadamente 3 milhões de área atingida em todo o estado mato-grossense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.