Santa Casa de Prudente celebra quase um século de dedicação à saúde da região


Hospital se destaca como um dos principais complexos de saúde do interior do estado com inovação e responsabilidade Institucional faz um balanço dos últimos anos do hospital
A instituição de saúde mais antiga em funcionamento na nossa região completa 95 anos de fundação. A Santa Casa de Presidente Prudente é hoje um dos principais hospitais do interior do estado de São Paulo, sendo referência em média e alta complexidade para mais de 45 municípios, além de atender o sul do Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná.
Fundada em 1929, a Santa Casa surgiu da necessidade de oferecer serviços de saúde à população da época. Nesse mesmo período, a cidade crescia de forma acelerada graças ao esforço e trabalho dos imigrantes, tornando-se, em pouco tempo, a capital do oeste paulista.
Antes e depois mostram as mudanças no prédio do hospital.
Divulgação
A população, composta majoritariamente por imigrantes, sofria com a constante ameaça de diversas doenças. A criação da Santa Casa foi possível graças ao empenho da comunidade, sob os cuidados das Irmãs Vicentinas e de um grupo de médicos dedicados. Tanto o caráter filantrópico quanto a beneficência permanecem como os pilares da instituição, que se mantém firme diante do tempo e dos desafios.
As Irmãs Vicentinas foram as responsáveis por iniciar os atendimentos na Santa Casa em 1935.
Arquivo
Sua Saúde em um Só Lugar!
O grande diferencial da Santa Casa está na sua capacidade de proporcionar um ambiente completo de cuidados. O paciente encontra tudo o que necessita dentro do complexo hospitalar, eliminando a necessidade de deslocamentos e garantindo agilidade, conforto e segurança em todas as etapas do tratamento. A instituição oferece serviços como Tomografia, Hemodinâmica, Endoscopia, Ambulatório e Laboratório próprio. Além disso, é especializada em uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos, incluindo emergências, urológicos, bariátricos, plásticos, entre outros.
Santa Casa de Presidente Prudente
Divulgação
Com mais de 18 mil metros quadrados de área construída, a Santa Casa é um complexo hospitalar imponente, que orgulhosamente emprega cerca de 1.300 trabalhadores, entre colaboradores diretos e indiretos. O hospital conta com uma equipe de 450 médicos credenciados e ativos, todos comprometidos em oferecer o mais alto nível de cuidado aos pacientes. Para atender às demandas cirúrgicas, dispõe de 15 salas equipadas, além de 25 leitos de UTI e 209 leitos de enfermaria, proporcionando todo o suporte necessário durante o processo de recuperação.
Gestão eficiente
Nos últimos anos, a diretoria da instituição investiu fortemente na profissionalização das equipes, trazendo especialistas com experiência em gestão hospitalar. Novos convênios foram credenciados, ampliando ainda mais a cobertura de atendimento. Além disso, o corpo clínico é constantemente atualizado, garantindo que a Santa Casa conte com os melhores profissionais da região.
Como resultado dessa gestão eficiente, o hospital tomou decisões importantes para beneficiar a população, como a abdicação do credenciamento da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), permitindo que o Hospital do Câncer recebesse recursos do Ministério da Saúde. Investimentos de quase R$ 7 milhões na aquisição de novos equipamentos e na implementação de um sistema de prontuário eletrônico, proporcionando mais agilidade, qualidade e segurança para os pacientes, além de uma redução significativa no uso de papel. O hospital também passou por reformas na Unidade de Terapia Intensiva e no Serviço de Nutrição, que agora conta com uma cozinha industrial de referência na cidade. Além disso, foram entregues um novo laboratório, ambulatório, banco de olhos e apartamentos de internação, bem como novas salas cirúrgicas e de hemodinâmica.
Nova Unidade de Terapia Intensiva é uma das mais modernas da região
Divulgação
Em 2022, a Santa Casa firmou um importante acordo de cooperação com o Hospital de Esperança, evitando que a entidade especializada em atendimentos oncológicos interrompesse seus serviços durante uma grave crise financeira.
Reestruturamos todos os departamentos, renegociamos contratos, quitamos dívidas e, após 15 meses, entregamos um hospital com saúde financeira estável e com um acordo de repasse de R$ 30 milhões com o governo do estado.
Batemos recordes de captação e transplantes de órgãos e nesse mês de setembro fomos reconhecidos como um dos melhores hospitais do estado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) no que diz respeito as notificações de qualidade de possíveis doadores, contribuindo com a marca de 29 captações de múltiplos órgãos e 83 captações de córneas nos últimos anos. Levando em consideração que por conta da pandemia as captações tiveram uma redução drástica.
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital recebe reconhecimento.
Divulgação
Certificação Internacional
A Santa Casa de Presidente Prudente destaca-se como pioneira no Brasil e na América Latina ao adotar o programa “Closer To Zero”. Desenvolvido em parceria com a multinacional inglesa Smith+Nephew (S+N) e o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), o programa atesta a implementação de “Práticas Clínicas Seguras na Prevenção de Lesão por Pressão”. Essa conquista reforça o compromisso da instituição em fornecer cuidados seguros e de alta qualidade, especialmente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gestores do hospital recebem certificação internacional
Divulgação
Compromisso com o SUS: mais de 60% dos atendimentos realizados
A Santa Casa de Presidente Prudente orgulha-se de ser uma das maiores parceiras do Sistema Único de Saúde na região, destinando mais de 60% de seus atendimentos a essa modalidade. Essas vagas são reguladas pelo SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo).
Celebração dos 95 anos
Para celebrar essa data tão especial, comemorada em 15 de setembro, a instituição inaugurou a exposição “Memórias”, que apresenta fotos, vídeos e uma linha do tempo retratando a trajetória do hospital ao longo dos anos. A mostra está localizada na recepção central e é aberta a todos os visitantes.
Exposição está localizada na recepção central
Divulgação
Além disso, foram realizadas entrevistas especiais com pessoas que fazem parte da história da Santa Casa, como o Sr. José Antônio Salas Molina, 89 anos, que participou de quase todas as administrações das últimas três décadas, e as funcionárias Iracema Figueiredo e Bernadete Henrique Alves. Você pode assistir todas as entrevistas nas redes sociais do hospital.
Sr. Molina fala da sua relação com o hospital
Convidamos a todos para acompanhar as inovações e os avanços da Santa Casa de Presidente Prudente por meio de nossas redes sociais. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de saúde completa e de alta qualidade, porque sua saúde merece o melhor cuidado.
Diretora Técnica Responsável – Helen Brambila CRM 145545

Adicionar aos favoritos o Link permanente.