Abastecimento de água é retomado em Sumaré após interrupção afetar 70% da cidade


Captação e tratamento ficaram sem funcionar da tarde de sexta-feira até a madrugada de sábado. Abastecimento de água em Sumaré é retomado após interrupção afetar 107 bairros
O abastecimento de água em Sumaré (SP) foi retomado ao longo deste sábado (21) após uma interrupção de 10 horas na captação paralisar a Estação de Tratamento de Água II (ETA II), responsável por 70% do município.
Segundo a BRK, desde a madrugada a ETA voltou a funcionar e o abastecimento teria sido retomado nos 107 bairros da cidade afetados. A normalização do serviço, no entanto, seria gradual ao longo do dia. “Período em que ainda podem ocorrer oscilações no abastecimento”, informou a BRK.
À EPTV, afiliada da Globo, residentes de alguns bairros de Sumaré confirmaram a retomada do abastecimento, no entanto, moradores da região do Nova Veneza ainda relatavam falta de água no início da noite.
No Parque Itália, moradores disseram que o problema de falta de água é constante. Sobre isso, a BRK afirmou que não tem registro de ocorrências prolongadas de falta de água no local. “O que podem ocorrer são oscilações pontuais decorrentes de manutenções emergenciais ou programadas”, alegou.
Estação de Tratamento de Água (ETA II) em Sumaré está inoperante, diz BRK.
BRK Ambiental
Aumento da poluição
Segundo a BRK, a interrupção da captação no Rio Atibaia foi necessária por segurança em razão da diminuição da qualidade de água do manancial, responsável pelo abastecimento de Sumaré.
A BRK afirmou que a baixa qualidade da água do Atibaia foi causada pela baixa vazão atrelada com aumento repentino da poluição no rio.
Segundo a concessionária, com a paralisação da captação, a operação da ETA II, localizada no Parque Itália e responsável por abastecer 70% do município, também foi interrompida. Os bairros mais afetados ficavam nas regiões do Matão, Área Cura, Nova Veneza e Centro.
Atendimento
Em caso de dúvidas, a concessionária recomendou que os moradores entrem em contato por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.