Banco de leite materno registra queda de 50% nas doações em Sorocaba; saiba como doar


Previsão é de que o estoque acabe nesta semana. Hospital precisa de, pelo menos, 18 doadoras, e apenas cinco mulheres são cadastradas no momento. Banco de leite materno registra queda de 50% nas doações em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
As doações de leite materno para o banco da Santa Casa de Sorocaba (SP) caíram mais de 50% nas últimas semanas. Até esta quinta-feira (19), o banco possuía um estoque de 1,2 litro, suficiente para apenas três dias
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O hospital precisa de, pelo menos, 18 doadoras, e apenas cinco mulheres estão cadastradas no momento.
Atualmente, quatro bebês precisam do leite materno na UTI da Santa Casa. Os médicos pediatras reforçam que esse deve ser o único alimento para eles nos primeiros seis meses de vida.
A filha de Priscila Alexandrina Souza, auxiliar de cozinha, nasceu com 25 semanas e tem dificuldade para respirar. Para ajudar no seu desenvolvimento, ela recebe o leite materno na encubadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
“É um alívio, porque às vezes a gente não tem leite o suficiente para a nossa filha. Então, saber que tem um banco e mulheres que podem doar, é de grande ajuda para nós que somos ‘mães de UTI'”, diz Priscila.
“É rico em vitaminas e proteínas específicas para o bebê. Ele [leite materno] que irá fazer a prevenção de doenças infecciosas e respiratórias, alergias e, na vida adulta, vai protegê-lo de hipertensão, diabetes e doenças crônicas”, explica Ana Paula Uzar, coordenadora do banco de leite.
Banco de leite materno registra queda de 50% nas doações em Sorocaba
Todo o leite coletado pelas mães passa por um controle de qualidade. As doadoras recebem kits para armazenar o produto até que ele seja entregue ao local.
“Manter o nosso estoque de leite pasteurizado é muito importante, porque a gente fortalece a saúde dos prematuros que estão aqui”, reforça a coordenadora. “As mãezinhas muitas vezes não conseguem [amamentar] por conta de doenças, ou porque a quantidade do leite delas também diminuiu”.
Os bebês são alimentados a cada três horas. O leite materno garante a rápida recuperação deles, necessária para que eles ganhem peso e fiquem fortes para irem para casa.
Bianca de Almeida, auxiliar de padaria, deu à luz um bebê prematuro, e todos os dias tira o próprio leite para o filho, que tem apenas um mês de vida. Durante a coleta, ela descobriu que também poderia ajudar outras crianças.
“É gratificante ajudar, porque o leite materno é bem importante para o desenvolvimento da criança, para elas não pegarem nenhum tipo de doença. A gente precisa bastante disso, porque em algumas mãezinhas o leite ainda não desce”, conta.
Saiba como doar
As mulheres interessadas em doar podem entrar em contato com a Central de Doação de Leite Humano pelo ramal 7864 do telefone (15) 2101-8000.
Banco de leite materno registra queda de 50% nas doações em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.