Julia Soares descarta pressão após medalha em Paris e diz: “Quero ser campeã olímpica”

Julia Soares está em João Pessoa para participar do Campeonato Brasileiro de GinásticaReprodução/TV Cabo Branco

Julia Soares é um dos principais nomes do Campeonato Brasileiro de Ginástica, torneio que acontece neste final de semana, dias 21 e 22 de setembro, no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, na Paraíba. Com apenas 18 anos, a ginasta se tornou nacionalmente conhecida ao participar da conquista inédita da medalha de bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024. Engana-se, porém, quem pensa que a jovem está mais pressionada após o feito nos Jogos Olímpicos. 

Em entrevista exclusiva ao Portal iG, Julia Soares tratou a “fama” com naturalidade. “Eu e minha família fomos ao shopping e brincamos quantas pessoas iriam me reconhecer. Eu achava que seria pouca gente, mas o shopping parou”, disse a curitibana. “Não aumenta a pressão, mas a visibilidade. Sei do meu potencial e do quanto eu trabalho para executar bem os movimentos. Temos todo o preparo psicológico para suportar isso”, acrescentou a atleta do Centro de Excelência em Ginástica do Paraná. 

Iniciando o ciclo para os Jogos de Los Angeles 2028, Julia Soares revelou que seu maior sonho como atleta é se tornar campeã olímpica. Demonstrando leveza e confiança, a jovem reforçou que está treinando para apresentar um bom desempenho nos quatro aparelhos (solo, trave, barras paralelas e salto). 

“O meu maior sonho é ser campeã olímpica e subir ao pódio nos quatro aparelhos. Estou trabalhando para isso. As Olimpíadas acabaram, e um novo ciclo já começou”, declarou, antes de destacar sua motivação. “Eu treino com as minhas inspirações, mas acho que a minha maior inspiração sou eu mesma. Eu sei o quanto me esforço e me dedico”, acrescentou.

“Soares” em João Pessoa

Julia Soares conversa com sua técnica durante treino no Ginásio Ronaldão, em João PessoaPedro Sciola

Atleta mais jovem da Seleção nas Olimpíadas de Paris, Julia impressionou o público com sua entrada na trave. O movimento criado pela paranaense e que ganhou o nome de “Soares” consiste em pegar impulso no trampolim, executar uma meia pirueta (180º) e terminar do lado oposto ao que começou, agarrada com os braços de cabeça para baixo.

À reportagem do Portal iG, a jovem afirmou que pratica a manobra desde os 15 anos e prometeu: o público verá o “Soares” no Campeonato Brasileiro. “Não digo que executo com perfeição, sempre dá para melhorar. Mas levei cerca de um ano [para fazer bem]. Podem esperar que vocês vão ver o Soares aqui em João Pessoa também”, comentou. 

Campeonato Brasileiro

O torneio organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) terá disputa por equipes, individual geral e aparelhos nas categorias feminina e masculina. Os atletas representam seus respectivos clubes.

Além de Julia Soares, as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira, ambas do Flamengo, também participam da competição. Flávia Saraiva é baixa no campeonato devido a uma lesão no ombro, enquanto Jade Barbosa será preservada. Ao todo, vão competir 90 atletas de 13 clubes diferentes.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso Canal no WhatsApp e da nossa Comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.